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dc.contributor.advisorGarcia, Elisete Enir Bernardipt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Larissa Gabe dept_BR
dc.date.accessioned2023-02-11T05:05:59Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254671pt_BR
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa aqui apresentada é compreender as mudanças ocorridas no Programa Primeira Infância Melhor de Santa Cruz do Sul, que se estabelece por meio de visitação domiciliar, entre os anos de 2019 a 2022 frente a pandemia de Covid-19. Outro ponto de investigação do estudo é o trabalho intersetorial entre educação, assistência social e saúde, afinal, políticas públicas para a primeira infância estão em um contexto de desenvolvimento integral e esses pilares são fundamentais para que a criança se desenvolva de maneira adequada. Partindo da historicidade do PIM em Santa Cruz do Sul e apresentando sua composição, bem como sua metodologia de atendimento, esta última sendo o foco central da análise. A metodologia do trabalho consiste em uma pesquisa documental qualitativa e quantitativa de dados dos atendimentos realizados no período, bem como a seleção de casos relevantes para a análise da importância das intervenções e encaminhamentos, além de uma entrevista estruturada com a Coordenadora do PIM de Santa Cruz do Sul que acrescenta dados para o entendimento da política pública. Podemos indicar, pelos resultados da pesquisa, que o PIM contribui significativamente para a efetividade de uma política pública com foco na qualidade social da primeira infância e conseguiu se reestruturar no período pandêmico da Covid-19. A partir de mudanças no cotidiano do Programa e de continuidades e descontinuidades metodológicas e estruturais, a política pública se estabelece como um importante vínculo para garantir o acesso às políticas sociais, à saúde e à escola.pt_BR
dc.description.abstractLa investigación que se presenta tiene como objetivo comprender los cambios ocurridos en el Programa Primeira Infância Melhor de Santa Cruz do Sul, que se establece a través de la visita en las casas de las familias, entre los años 2019 a 2022 ante la pandemia del coronavirus. Otro punto de investigación en el estudio es el trabajo intersectorial entre educación, asistencia social y salud, pues las políticas públicas para la primera infancia se encuentran en un contexto de desarrollo integral y estos pilares son fundamentales para que el niño se desarrolle adecuadamente. Partiendo de la historicidad del PIM en Santa Cruz do Sul y presentando su composición, así como su metodología de atención, siendo esta última el punto central del análisis. La metodología del trabajo consiste en una investigación documental cualitativa y cuantitativa de datos de las visitas realizadas en el período, así como la selección de casos relevantes para el análisis de la importancia de las intervenciones, además de una entrevista estructurada con la Coordinadora del PIM de Santa Cruz do Sul que suma datos para la comprensión de la política pública. Podemos indicar, a partir de los resultados de la investigación, que el PIM contribuye significativamente a la efectividad de una política pública enfocada en la calidad social de la primera infancia y logró reestructurarse en el período de pandemia. A partir de los cambios en la rutina del Programa y de las continuidades y discontinuidades metodológicas y estructurales, la política pública se establece como un enlace importante para garantizar el acceso a las políticas sociales, de salud y escolares.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma Primeira Infância Melhorpt_BR
dc.subjectPolíticas públicases
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectMejor primera infanciaes
dc.subjectIntersectorialidades
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectIntersetorialidadept_BR
dc.subjectSanta Cruz do Sul (RS)pt_BR
dc.titlePolíticas públicas na primeira infância : um estudo sobre o Programa Primeira Infância Melhor de Santa Cruz do Sul – RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAguiar, Tiane Fernanda dept_BR
dc.identifier.nrb001162370pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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