Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Elisete Enir Bernardipt_BR
dc.contributor.authorSantos, Nirvana Alves dospt_BR
dc.date.accessioned2023-02-11T05:05:36Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254658pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa, é uma tentativa de compreender as dificuldades na Educação de Jovens e Adultos, decorrentes da diversidade do público que permeia as salas de aula em uma escola Municipal do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa buscou entender as dificuldades encontradas pelos educadores nas turmas da EJA; o trabalho demonstrou que, aparentemente, o problema não está restrito à diversidade de público que frequenta a modalidade, mas interligado às práticas didáticas verificadas nas salas de aula, além de muitos outros fatores. Os baixos índices de aproveitamento foram confirmados pela pesquisa e pressupõem que a falta de motivação e de expectativas para o futuro, provocam o abandono e/ou a estagnação da evolução escolar de grande parte dos estudantes. O problema da rotatividade dos alunos tem sido marcante para docentes da escola e, entender os principais motivos de abandono e desistência, é uma maneira de tentar minimizar algumas das principais dificuldades, visando melhorar o aproveitamento dos discentes envolvidos. A pesquisa teve como base, a pedagogia de Paulo Freire, o pensamento de Miguel Arroyo e o engajamento da professora Elisete Enir Bernardi Garcia, entre outros autores, para aprofundar o assunto e pensar alternativas didáticas mais dinâmicas e motivadoras para a Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa busca horizontes para um aproveitamento mais satisfatório, somando e descerrando caminhos possíveis para uma didática mais ativa e direcionada para o público da EJA, mais próxima das realidades, mais atrativa para os discentes e que os leve a alcançar o protagonismo de seu próprio aprendizado e crescimento pessoal em um contexto de vida real.pt_BR
dc.description.abstractThis research work is an attempt to understand the difficulties in Youth and Adult Education, resulting from the diversity of the public that permeates the classrooms in a school in the Municipal District of The State of Rio Grande do Sul. The research sought to understand the difficulties encountered by educators in the EJA classes; the work demonstrated that, apparently, the problem is not restricted to the diversity of the public that attends the modality but linked to the didactic practices verified in the classrooms, in addition to many other factors. The low utilization rates were confirmed by the research and assume that the lack of motivation and expectations for the future, cause the abandonment and/or stagnation of school evolution of a large part of the students. The problem of student turnover has been remarkable for schoolteachers and, understanding the main reasons for dropping out and dropping out, is a way to try to minimize some of the main difficulties, aiming to improve the use of the students involved. The research was based on Paulo Freire's pedagogy, the thinking of Miguel Arroyo and the engagement of Professor Elisete B. Garcia, among other authors, to deepen the subject and think about more dynamic and motivating didactic alternatives for youth and adult education. The research seeks horizons for a more satisfactory use, adding and descending possible paths to a more active and directed didactics to the EJA public, closer to the realities, more attractive to students and that leads them to achieve the prominence of their own learning and personal growth in a real-life context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectDiversityen
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectMethodologiesen
dc.subjectEJA - Youth and Adult Educationen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEscola pública : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.titleDesafios na educação de jovens e adultos : educação de jovens e adultos no contexto de uma escola pública municipal do estado do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Paulo Sergio dapt_BR
dc.identifier.nrb001162377pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples