Show simple item record

dc.contributor.advisorGarcia, Elisete Enir Bernardipt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Raquel Zanella dept_BR
dc.date.accessioned2023-02-11T05:05:22Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254651pt_BR
dc.description.abstractO tema abordado nesta pesquisa refere-se à Gestão Democrática na Educação, tendo como delimitação a implementação da lei referente à Gestão Democrática em um município da Serra Gaúcha - RS. Para embasar a pesquisa, buscou-se fazer leituras sobre gestão democrática em teses, artigos e monografias que utilizam exemplos da implementação de leis referentes à gestão democrática nas escolas. Para desenvolver a pesquisa de campo, foi realizado um questionário com os gestores das escolas, com a Secretária de Educação do município e diálogos com a supervisora educacional, além da análise do Plano Municipal de Educação do município estudado, para implementar os princípios democráticos na Educação. Pela pesquisa, podemos identificar que existe uma inquietação ainda muito evidente ao se compreender que a gestão democrática possibilita à comunidade escolar poder interferir, opinar e rejeitar soluções antes somente decididas por um indivíduo e apenas comunicadas aos demais envolvidos. Ainda há um longo caminho a ser percorrido em busca de uma gestão democrática efetiva na educação, pois um trabalho democrático é um processo contínuo, participativo e colaborativo em todo o seu desenvolvimento, inclusive nas discussões e nas tomadas de decisões.pt_BR
dc.description.abstractThe theme addressed in this research refers to the Democratic Management in Education, having as its delimitation the implementation of the law related to Democratic Management in a municipality in the Serra Gaúcha - RS. In order to support the research, we sought to read about democratic management in theses, articles, and monographs that use examples of the implementation of laws referring to democratic management in schools. To develop the field research, a questionnaire was carried out with the school managers, with the Secretary of Education of the municipality and dialogues with the educational supervisor, in addition to the analysis of the Municipal Education Plan of the municipality studied, in order to implement the democratic principles in Education. From the research, we can identify that there is still a very evident uneasiness in understanding that democratic management enables the school community to interfere, express opinions and reject solutions that were previously only decided by one individual and only communicated to the others involved. There is still a long way to go in the search for effective democratic management in education, because democratic work is a continuous, participative, and collaborative process throughout its development, including discussions and decision making.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectDemocratic management lawen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPublic schoolen
dc.subjectPublic politicsen
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectSerra Gaúcha, Região (RS)pt_BR
dc.titleA experiência de um município da Região da Serra Gaúcha - RS : o processo de implementação da lei da gestão democráticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Adiel Philipe Leão dapt_BR
dc.identifier.nrb001162382pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record