Bibliotecário como mediador de aprendizagem : uma proposta a partir do uso das TICs
Visualizar/abrir
Data
2017Tipo
Outro título
Llibrarian as a learning mediator: a proposal from the use of tics
Assunto
Resumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação sob o olhar da psicopedagogia são apontadas como recursos para enfrentar problemas de aprendizagem, incluindo os profissionais envolvidos na prática educativa. A psicopedagogia,assim como a biblioteconomia,preocupa-se com a mediação da aprendizagem, com a construção do conhecimento, e com a formação de um sujeito sócio participativo, agente de seu saber. Reconhecendo-se a importância da atuação da biblioteca como participante dos processos educativos, ...
As Tecnologias de Informação e Comunicação sob o olhar da psicopedagogia são apontadas como recursos para enfrentar problemas de aprendizagem, incluindo os profissionais envolvidos na prática educativa. A psicopedagogia,assim como a biblioteconomia,preocupa-se com a mediação da aprendizagem, com a construção do conhecimento, e com a formação de um sujeito sócio participativo, agente de seu saber. Reconhecendo-se a importância da atuação da biblioteca como participante dos processos educativos, objetivou-se,com este estudo,apresentar a plataforma PBworks, que permite a criação de um ambiente digital para aprendizagem colaborativa. Essa ferramenta foi utilizada para desenvolvimento de uma biblioteca virtual interativa. Descreve-se o caminho para a sua implantação e uma seleção de 15 aplicativos que contribuem para o desenvolvimento de processos criativos com o uso das TICs. A plataforma ultrapassa o conceito de um simples repositório de materiais digitais, através da possibilidade de interação dos partícipes com os recursos disponibilizados na rede. ...
Abstract
The Information and Communication Technologies psychopedagogy ́s point of view are pointed as resources to face learning problems, including professionals involved in educational practice. Both psychopedagogy and librarianship are concerned with the mediation of learning, the construction of knowledge and the formation of a participatory partner subject, agent of his knowledge. Recognizing the importance of the role of the library as a participant in educational processes, this study aimed to p ...
The Information and Communication Technologies psychopedagogy ́s point of view are pointed as resources to face learning problems, including professionals involved in educational practice. Both psychopedagogy and librarianship are concerned with the mediation of learning, the construction of knowledge and the formation of a participatory partner subject, agent of his knowledge. Recognizing the importance of the role of the library as a participant in educational processes, this study aimed to present the PBworks platform, which allows the creation of a digital environment for collaborative learning. This tool was used to develop an interactive virtual library. Describes the path to its deployment and a selection of 15 applications that contribute to the development of creative processes using ICT. The platform goes beyond the concept of a simple repository of digital materials, through the possibility of interaction of the participants with the resources available in the network. ...
Contido em
Biblos : Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação. Vol. 31, n.2 (jun./dez. 2017), p. 73-98
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42890)Ciências Humanas (7460)
Este item está licenciado na Creative Commons License
