Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Marcelo Kunrathpt_BR
dc.contributor.authorOrsi, Guillermo Omarpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-08T05:01:11Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254355pt_BR
dc.description.abstractO tema desta pesquisa é a conceituação de um fenômeno muito amplo, abrangente e em constante adaptação que são as direitas latino-americanas, particularmente as direitas da Argentina e do Brasil, a partir de um aspecto inexplorado na literatura. Para isso foram selecionados dois atores, representativos da política, um em cada país: Mauricio Macri na Argentina e Jair Messias Bolsonaro no Brasil. A construção teórica utilizou principalmente as contribuições do politólogo holandês, Cas Mudde – a partir do conceito de Partidos Populistas Radicais de Direita - construindo com essa base, uma nova visão sobre as direitas latinoamericanas como forças políticas caracterizadas pela subalternidade. Sendo essa a posição em que se colocam – e colocam os povos que representam – em relação ao resto das nações. Nesse sentido, e no contexto de expansão e normalização das ultradireitas o uso do conceito do Mudde torna-se pertinente e útil para a análise destes casos: o mesmo permite interpretar e categorizar os discursos dos atores políticos dentro da sua própria lógica a partir de três elementos centrais: o populismo como retórica e ideologia “fina”; o autoritarismo como a pulsão pela resolução dos problemas sociais a partir das ações repressivas e policiais; e o nativismo como um tipo de patriotismo e nacionalismo xenófobo. Entretanto, como o foco do trabalho do Mudde encontra-se na Europa e nos Estados Unidos, o elemento nativista, característico destes cenários, mostrou-se inadequado para a interpretação dos casos analisados. Tal aspecto motivou o questionamento central deste trabalho: em que medida os conceitos elaborados, que têm como referência os processos políticos europeus e estadunidenses, são adequados (apropriados) para compreender teoricamente as direitas latino-americanas? E, mais especificamente, as ultradireitas? Da análise dos casos depreendeu-se que a característica distintiva das direitas na América Latina, independentemente de serem elas radicais ou moderadas, refere-se à sua posição subalterna em relação aos outros países do mundo – o que as impede de serem nativistas na maneira como descrita pela teoria. Esta subalternidade se expressa, em primeiro lugar, a uma valoração positiva das influências estrangeiras para o país em termos de valores culturais e morais e étnicos, assim como de importação de políticas públicas e admiração de bens e serviços estrangeiros. Em segundo lugar, a subalternidade se expressa na crença de que uma aproximação mais estreita com os países do Norte global é intrinsecamente desejável e benéfica para o país, entendendo a aproximação como o incremento dos intercâmbios comerciais políticos e diplomáticos. Em terceiro lugar, a subalternidade se expressa na desconfiança e desvalorização contra os grupos sociais, valores morais e culturais do próprio país. A análise foi realizada a partir dos discursos que os representantes das direitas argentina e brasileira divulgaram nos seus próprios canais de YouTube, durante o tempo que duraram as campanhas no segundo turno, para as eleições presidenciais. Este período na Argentina se estendeu de 25 de outubro a 22 de novembro de 2015; e no Brasil, entre 7 e 28 de outubro de 2018. A escolha do YouTube como fonte de dados respondeu tanto à grande oferta de materiais divulgados na plataforma quanto à percepção da concomitante falta de atenção que a mesma tem quando comparada com outras plataformas como Twitter.pt_BR
dc.description.abstractThe subject of this research is the conceptualization of a very broad, comprehensive and constantly adapting phenomenon that is the Latin American right wing, particularly the rightwing in Argentina and Brazil, from an unexplored aspect in the literature. For this purpose, two actors were selected – one in each country – that are representative of their politics: Mauricio Macri in Argentina and Jair Messias Bolsonaro in Brazil. The theoretical construction used mainly the contributions of the Dutch political scientist Cas Mudde – from the concept of radical right-wing populist parties - building, on this basis, a new vision of the Latin American right as political forces characterised by subalternity. This is the position in which they place themselves – and the peoples they represent - in relation to the rest of the nations. In this sense, and in the context of the expansion and normalization of the ultra-right, the use of Mudde’s concept becomes pertinent and useful for the analysis of these cases: it allows us to interpret and categorize the discourses of political actors within their own logic based on three central elements: populism as rhetoric and “thin” ideology; authoritarianism as the drive for the resolution of social problems through repressive and police actions; and nativism as a type of patriotism and xenophobic nationalism. However, as the focus of Mudde’s work is on Europe and the United States, the nativist element, which is characteristic of these scenarios, was proved inadequate for the interpretation of the cases analysed. This aspect motivated the central questioning of this work: to what extent are these concepts – that are based on the European and US political processes – adequate (appropriate?) for a theoretical understanding of the Latin American right? And, more specifically, the ultra-right? From the analysis of the cases indicated, our findings suggest that the distinctive characteristic of the right in Latin America, whether radical or moderate, refers to their subaltern position in relation to other countries of the world - which prevents them from being nativist in the way described by theory. This subalternity is expressed, firstly, by a positive valuation of foreign influences over the country in terms of cultural and moral, and ethnic values as well as the importation of public policies and admiration of foreign goods and services. Secondly, subalternity is expressed in the belief that closer rapprochement with the countries of the global north is intrinsically desirable and beneficial for the country, understanding rapprochement as means of increasing political and diplomatic commercial exchanges. Thirdly, subalternity is expressed in mistrust and devaluation against the country's own social groups, moral and cultural values. The analysis was carried out based on the speeches that representatives of the Argentinian and Brazilian rights disseminated on their own YouTube channels during the campaign for the second round of their presidential elections. This period in Argentina corresponds from 25 October to 22 November 2015; and in Brazil, between 7 and 28 October 2018. The choice of YouTube as a data source responded both to the large supply of materials disseminated on the platform and to the perception of the concomitant lack of attention it has when compared to other platforms such as Twitter.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPopulist radical right partiesen
dc.subjectPopulismopt_BR
dc.subjectSubalternityen
dc.subjectDireita (Ciência política)pt_BR
dc.subjectSubalternidadept_BR
dc.subjectGoverno Macript_BR
dc.subjectGoverno Jair Messias Bolsonaro : 2019-2022pt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleEntre a buena gente e o cidadão de bem : uma análise comparativa das direitas latino-americanas a partir dos discursos de Macri e Bolsonaro nas campanhas presidenciais de 2015 e 2018pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001161599pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples