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dc.contributor.advisorPiccoli, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorCollatto, Bárbara Salernopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T05:02:44Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254316pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Curso tem os objetivos de 1) identificar as principais consequências na aprendizagem de crianças no ciclo de alfabetização causadas pelo ensino remoto emergencial, especificamente nas do terceiro ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Porto Alegre; 2) apontar as principais áreas comprometidas no desenvolvimento global dos estudantes e os conhecimentos referentes aos anos escolares anteriores que não puderam ser consolidados e 3) analisar o uso de estratégias didáticas que visam a minimização e a superação das lacunas, deixadas pelo ERE, na aprendizagem da leitura e da escrita. A questão orientadora do estudo é: o que dizem as professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental sobre os efeitos da pandemia nos processos de aprendizagem das crianças? A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso com abordagem qualitativa, a partir do procedimento entrevista para a geração dos dados. A análise dos dados, por sua vez, se deu por meio da análise de conteúdo. O referencial teórico foi composto por quatro eixos: 1) Pandemia e alfabetização; 2) Aprendizagem da língua escrita e os níveis de escrita; 3) Consciência fonológica; 4) Aprendizagem e níveis de leitura. A partir da análise das entrevistas, foram construídas seis categorias de análise, sendo elas: Família, Contexto Social e a Continuidade do Ensino, Desafios para a Alfabetização no Ensino Remoto, Consequências da Pandemia na Aprendizagem, Consequências da Pandemia em Outros Aspectos para Além da Aprendizagem, Ensino e Aprendizagem no Retorno Presencial e Estratégias Didáticas no Retorno Presencial. As considerações deste estudo evidenciam a importância da escola no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A partir das diferentes estratégias didáticas adotadas pelas professoras, em um semestre de aula presencial, os estudantes demonstraram avanços significativos na sua aprendizagem e no seu desenvolvimento global.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleAprendizagem de crianças na alfabetização em tempos de pós-pandemia : análises de estratégias didáticas no retorno às aulas presenciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001160990pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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