Evasão em Moocs : mito ou realidade?
dc.contributor.author | Canto Filho, Alberto Bastos do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T05:02:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/254315 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo analisa a evasão em MOOCs (Massive On-line Open Courses) comparativamente a cursos presenciais. É apresentado um estudo de caso deumMOOC oferecido na área de Engenharia Elétrica. Os alunos inscritos são subdivididos em dois grupos: 1) GrpEng: alunos matriculados em disciplinas de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2)GrpOutros: demais alunos. Os índices de evasão de cada um destes grupos sãocomparadosemdois cenários: 1)evasão após a inscrição; 2) evasão após a realização da tarefa “Revisão do Ensino Médio”. Os resultados encontradosindicam que a principal causa das diferenças entre os indicadores de evasãodos MOOCs e Cursos Presenciaisdeve-se à inexistência de um processo seletivo para ingresso em MOOCs. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article analyzes dropout in MOOCs (Massive on-line open courses) compared to face-to-face courses. A case study of a MOOC offered in the area of Electrical Engineering is presented. Enrolled students are divided into two groups: 1) GrpEng: students enrolled in engineering courses at the Federal University of Rio Grande do Sul; 2) Others: other students. The dropout rates for each of these groups are compared in two scenarios: 1) dropout after enrollment; 2) dropout after completing the task “Review of High School”. The results found indicate that the main cause of the differences between the dropout indicators of MOOCs and On-site Courses is due to the inexistence of a selective process for admission to MOOCs. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n.2 (dez. 2022), p. 11-21 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Moocs | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino presencial | pt_BR |
dc.subject | Evasion | en |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Engineering | en |
dc.title | Evasão em Moocs : mito ou realidade? | pt_BR |
dc.title.alternative | Evasion in Moocs : myth or reality? | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001160215 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39552)Engenharias (2413)