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dc.contributor.advisorSantos, Karine dospt_BR
dc.contributor.advisorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorIeggle, L.pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T05:02:29Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254285pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste em um estudo de caso múltiplo de abordagem qualitativa e caráter exploratório, que tem como intuito principal investigar de qual(is) maneira(s) a Psicopedagogia pode potencializar o cunho educacional das medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei. Para isso, analisa a experiência de entrelaçamento da Socioeducação à Psicopedagogia realizada em dois casos no Programa de Prestação de Serviços à Comunidade (PPSC), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), usando dados obtidos em observações participantes e em análise documental. Justifica-se tanto pela dificuldade de acesso das classes populares – que compõe a maior parte do público socioeducativo – ao auxílio psicopedagógico, quanto pela comprovação científica de que a grande maioria de sujeitos em cumprimento de medida encontra-se fora da escola e/ou com disparidade idade/escolaridade, vivenciando múltiplas situações estressantes capazes de afetar seus processos de aprendizagem. Pela escassez de discussões dentro da temática, antes da análise, para expandir o debate, identifica as relações históricas estabelecidas entre a Socioeducação e a Psicopedagogia; apresenta convergências entre a Socioeducação e a Psicopedagogia; constata questões frequentes na aprendizagem e/ou no processo de escolarização dos sujeitos em cumprimento de medidas socioeducativas cabíveis de intervenções psicopedagógicas. As reflexões foram embasadas em autores como Golbert&Moojen (1996), Macedo (1994), Marchesi (2006), Corso (2013), Oliveira (2012, 2014, 2015), Craidy (2015), Vidal (2015), Tavares, Carvalho & Silva (2016), Silva & Ramos (2017), Perez (2019) e Goulart (2019). Como resultados, conclui que a Psicopedagogia, atuando de forma preventiva, diagnóstica e interventiva, é capaz de qualificar muitas vidas que passam pelo atendimento socioeducativo mediante a ressignificação do vínculo dos adolescentes com a aprendizagem e a escolarização, tal qual a visão que têm acerca de si mesmos enquanto aprendizes e indivíduos em desenvolvimento. Hipotetiza-se que sua inserção na equipe interdisciplinar, por meio dessas ações, pode reduzir a reincidência na Socioeducação e a desistência escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis work consists of a multiple case study with a qualitative approach and exploratory character, which has as its main purpose investigate in which way(s) Psychopedagogy can enhance the educational nature of accountability measures for adolescents in conflict with the law. It analyzes the experience of intertwining Socioeducation with Psychopedagogy, which was carried out in two cases in the Programa de Prestação de Serviços à Comunidade (PPSC) of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), using data obtained from participant observations and from document analysis. It is justified both by the difficulty of the popular classes - which makes up most of the socio-educational public - to access psycho pedagogical assistance, and by the scientific evidence that the vast majority of adolescents under responsibility are out of school and/or with age disparity/schooling, experiencing many stressful situations capable of affecting their learning processes. Therefore, in the trajectory preceding the analysis, due to the scarcity of discussions within the theme, it identifies the historical relationships established between Socioeducation and Psychopedagogy; presents convergences between Socioeducation and Psychopedagogy; states frequent issues in the learning and/or schooling process of adolescents that are appropriate for psycho-pedagogical interventions. The reflections were based on authors such as Golbert&Moojen (1996), Macedo (1994), Marchesi (2006), Corso (2013), Oliveira (2012, 2014, 2015), Craidy (2015), Vidal (2015), Tavares, Carvalho & Silva (2016), Silva & Ramos (2017), Perez (2019) and Goulart (2019). As a result, it concludes that Psychopedagogy, acting in a preventive, diagnostic and interventional way, is capable of qualifying many lives that go through socioeducational care by means of the redefinition of the adolescents' bond with learning and schooling, just like the vision they have about themselves as learners and developing individuals. It is hypothesized that their inclusion in the team, via these actions, can reduce relapse into socioeducation and school dropout.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.titlePsicopedagogia e Socioeducação : construindo uma ponte para a potencialização das medidas socioeducativaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001160998pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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