O imaginário de língua do autor do livro didático de língua portuguesa
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Este estudo está alicerçado no campo teórico da Análise de Discurso Francesa, da Semiótica Russa e da filosofia, sobre imaginário, desenvolvida por Cornelius Castoriadis e tem como objetivo investigar o imaginário de língua do autor do livro didático de língua portuguesa. O corpus discursivo de análise é composto de interlocuções realizadas com 2 (dois) autores do livro didático de língua portuguesa intitulado “Língua portuguesa: linguagem e interação”. Para tratar de concepções materialistas d ...
Este estudo está alicerçado no campo teórico da Análise de Discurso Francesa, da Semiótica Russa e da filosofia, sobre imaginário, desenvolvida por Cornelius Castoriadis e tem como objetivo investigar o imaginário de língua do autor do livro didático de língua portuguesa. O corpus discursivo de análise é composto de interlocuções realizadas com 2 (dois) autores do livro didático de língua portuguesa intitulado “Língua portuguesa: linguagem e interação”. Para tratar de concepções materialistas de língua. A Tese está amparada em autores como Bakhtin (2007), Volóchínov (2017), dos quais nos servimos da visão marxista de linguagem, além de buscarmos fundamentação teórica nos conceitos de polifonia, gêneros discursivos, enunciado e discurso. Outro autor importante é Pêcheux (1997, 2002), precursor da Análise do Discurso, e que institui a possibilidade de pensar a relação entre questões linguísticas e extralinguísticas, como uma relação histórica e constitutiva do processo linguístico e que entende o discurso como um efeito de sentido entre interlocutores, concebendo-o em sua materialidade histórica e dialética. Respeitando nosso foco de pesquisa, procuramos, a partir de Pêcheux (2002) e Castoriadis (1982) compreender como as questões do imaginário interferem na edificação do discurso sobre língua. Também fomos buscar nossa base teórica em Foucault (1992) e Orlandi (1996) para refletirmos sobre autor e autoria. As análises das sequências discursivas de referência, o imaginário de língua do autor do Livro Didático de Língua Portuguesa é um dos pontos determinantes tanto na construção da compreensão do que seja língua para esses autores como da compreensão de até onde essas reflexões atendem as perspectivas dos professores, alunos leitores e, porque não dizer, do que almejamos como sociedade. ...
Abstract
This study is based on French Discourse Analysis, Russian Semiotic and Philosophy about imaginary of language, that was developed by Cornelius Castoriadis, and aims to investigate the imaginary of language of the author of the Portuguese language textbook. The discursive corpus is composed of dialogues carried out with 2 (two) authors of the Portuguese language textbook entitled “Portuguese language: language and interaction”. To talk about materialists language conceptions, the thesis is suppo ...
This study is based on French Discourse Analysis, Russian Semiotic and Philosophy about imaginary of language, that was developed by Cornelius Castoriadis, and aims to investigate the imaginary of language of the author of the Portuguese language textbook. The discursive corpus is composed of dialogues carried out with 2 (two) authors of the Portuguese language textbook entitled “Portuguese language: language and interaction”. To talk about materialists language conceptions, the thesis is supported by authors such as Bakhtin (2007), Voloshinov (2017), with their Marxist view of language and concepts of polyphony, discursive genres, utterance and discourse. Another important author is Pêcheux (1997, 2002), precursor of Discourse Analysis, and who creates the possibility of thinking about the relationship between linguistic and extralinguistic issues, as a historical and constitutive relationship of the linguistic process and that understands the discourse as an effect of meaning between interlocutors, comprehending it in its historical and dialectical materiality. Based on Pêcheux (2002) and Castoriadis (1982), we also try to understand how issues from the imaginary interfere in the construction of discourse about language. To reflect on issues related to author and authorship, we based our discussions on Foucault (1992) and Orlandi (1996). The analysis of the discursive sequences of reference, the imaginary of language of the author of the Portuguese language textbook may determine the conception of language of these authors and how their reflections answer the perspectives of teachers, student readers and, why not say, of what we aspire to as society. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2878)Letras (1771)
Este item está licenciado na Creative Commons License