Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorConte, Danielpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Elen Karla Sousa dapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-21T05:09:59Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253886pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar a representação da mulher negra em narrativas de Conceição Evaristo. Ao longo desta pesquisa, analiso as obras Ponciá Vicêncio (2003) e Insubmissas lágrimas de mulheres (2016). As intempéries experienciadas pelas mulheres negras das narrativas são abordadas pelas diferentes formas de pensar a mulher negra sob a perspectiva interseccional, a partir da tríade gênero, raça e classe, e sob a perspectiva do pensamento feminista negro, visto que mulheres negras enfrentam problemas sociais produzidos por etnia, classe, gênero, idade, sexualidade, entre outros, chamando a atenção para o rompimento do silenciamento sobre a voz dessa mulher. Nestas narrativas, apresento o modo como as suas obras associam-se a uma perspectiva de resistência diante dos vários reveses que se apresentam às mulheres negras. Considero, então, que a literatura da autora se configura como espaço de resistência feminina negra e analiso como a autora utiliza suas narrativas como um lugar de empoderamento de suas personagens. Inicialmente, os textos apresentam-se como narrativas individuais, no entanto, no decorrer da leitura, observa-se seu caráter coletivo. Este trabalho de Tese é de cunho crítico-analítico, em que o texto literário assume a posição central em meio a sua multiplicidade de sentidos, contudo, considero algumas discussões teóricas significativas para a análise e compreensão do nosso corpus, tais como Carneiro (1985; 2005; 2008; 2011), Gonzalez (1982; 1983; 2019), Ribeiro (2017), Duarte (2017; 2018; 2019); Collins (2019), hooks (2018; 2019), Lorde (1984; 2019), Kilomba (2010; 2019), Perrot (1989; 2005; 2007), entre outras. Com base nas análises das narrativas selecionadas, constato que as personagens femininas, em ambas as obras, aprendem a ressignificar suas vivências em meio a dores e vínculos de amorosidade destroçados e assumem-se como sujeitos apesar de sua condição periférica. Elas não retornam ao mesmo lugar de gênese, mas subvertem o seu fim predeterminado e desse modo percorrem outras esferas reinventando e protagonizando novos enredos para si. A partir disso, concluo que as narrativas de Conceição Evaristo são desenvolvidas com o intuito de estabelecer uma visibilidade mais ampla às personagens negras do que às histórias que são narradas.pt_BR
dc.description.abstractThis research has as its main goal the analysis of the representation of black women in the narratives of author Conceição Evaristo. During this research, I examine the works Ponciá Vicêncio (2003) and Insubmissas lágrimas de mulheres (2016). The trials experienced by the black women in the narratives are approached through the distinct ways of thinking of black women from an intersectional perspective, through the triad gender, race and class, and through the perspective of black feminist thinking, given that black women face social issues produced by ethnicity, class, gender, age, sexuality, among others, calling attention to the breaking of silence over those women’s voices. In these narratives, we present the way in which her work associates with a perspective of resistance in the face of the many setbacks that are presented to black women. I consider, then, that the literature of the author configures a space of black feminine resistance and analyze how the author uses her narratives as a space of empowerment for her characters. Initially, the texts are presented as individual narratives, however, during reading, their collective aspect can be observed. This thesis is a critical-analytical piece, in which the literary text assumes central position amidst its multitude of meanings, however, I consider some theoretical discussions are meaningful for the analysis and understanding of our corpus, such as Carneiro (1985; 2005; 2008; 2011), Gonzalez (1982; 1983; 2019), Ribeiro (2017), Duarte (2017; 2018; 2019); Collins (2019), hooks (2018; 2019), Lorde (1984; 2019), Kilomba (2010; 2019), Perrot (1989; 2005; 2007), among others. Based on the analysis of the selected narratives, I observe that the female characters in both works learn to ressignify their experiences amid pain and destroyed bonds of love and accept themselves as subjects in spite of their peripheral condition. They do not return to the same place of inception, but subvert their predetermined ending and thus explore other spheres, reinventing and taking the leading role in new storylines for themselves. From this, I conclude that Conceição Evaristo’s narratives are developed with the intent of establishing a broader visibility for the black characters themselves, rather than the stories being narrated.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEvaristo, Conceição, 1946-pt_BR
dc.subjectBlack womanen
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectIntersectionalityen
dc.subjectFemale authorshipen
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectLeading roleen
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleA mulher negra e a escrita de resistência em Ponciá Vicêncio e Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001160758pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples