Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBorba, Eduardo Zillespt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Taiwô Prudênciopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-17T05:05:12Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253779pt_BR
dc.description.abstractO racismo algorítmico é caracterizado pelo comportamento dos algoritmos de forma racista com indivíduos não brancos através de diversos segmentos tecnológicos. A presente monografia consiste em uma pesquisa sobre o racismo algorítmico e seu impacto nos influenciadores digitais negros no Instagram, Twitter e TikTok, buscando identificar se eles reconhecem a ação dos algoritmos atuando de forma racista dentro de seus conteúdos. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas (GIL, 2008) com três influenciadores representando cada plataforma. A partir da metodologia de Análise de Conteúdo, de acordo com as definições de Bardin (2016), foi possível identificar cinco categorias relevantes em relação à pesquisa: 1) “Percepção sobre o racismo algorítmico nas plataformas”, 2) “Situações que já vivenciaram ou identificaram”, 3) “Neutralidade dos algoritmos”, 4) “Disparidade entre influenciadores negros e influenciadores brancos” e 5) “Medidas que acreditam serem importantes para o combate”. A análise tem como quadro teórico o racismo estrutural, racismo algorítmico, além de conceituações e reflexões sobre os algoritmos. Como resultado da pesquisa, é possível afirmar que os influenciadores entrevistados percebem a ação dos algoritmos de forma racista nos seus conteúdos. Além também de observarem que esse comportamento dos algoritmos não ocorre com indivíduos brancos de forma negativa e que também eles devem ter cuidado com o posicionamento deles nas plataformas para não serem boicotados por alguma ação algorítmica.pt_BR
dc.description.abstractAlgorithmic racism is characterized by the behavior of algorithms in a racist way with non-white individuals through various technological segments. This monograph consists of research on algorithmic racism and its impact on black digital influencers on Instagram, Twitter, and TikTok, seeking to identify whether they recognize the action of algorithms acting in a racist way within their content. To achieve this objective, semi-structured interviews (GIL, 2008) were carried out with three influencers representing each platform. Based on the Content Analysis methodology, according to the definitions of Bardin (2016), it was possible to identify five relevant categories in relation to the research: 1) “Perception of algorithmic racism on platforms”, 2) “Situations that have already been experienced or identified”, 3) “Neutrality of algorithms”, 4) “Disparity between black influencers and white influencers” and 5) “Measures they believe are important for the fight”. The analysis has as its theoretical framework structural racism, algorithmic racism, as well as conceptualizations and reflections on algorithms. As a result of the research, it is possible to affirm that the influencers interviewed perceive the action of algorithms in a racist way in their content. In addition to observing that this behavior of the algorithms does not negatively occur with white individuals. However, they too must be careful with their positioning on the platforms so as not to be boycotted by some algorithmic action.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectAlgorithmic racismen
dc.subjectInfluenciador digitalpt_BR
dc.subjectDigital influencersen
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRacismen
dc.subjectDigital platformsen
dc.subjectAlgorithmsen
dc.titleRacismo algorítmico e seu impacto em influenciadores digitais negros no Instagram, Twitter e TikTokpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001157123pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples