Mostrar el registro sencillo del ítem
As exposições imersivas e sua relação com o público: uma análise sobre o MIS Experience
dc.contributor.advisor | Aquino, Vanessa Barrozo Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Fernanda Wagner de Castro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T05:05:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253777 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a exposição “Leonardo da Vinci: 500 anos de um gênio” realizada no MIS Experience/SP sob a perspectiva dos estudos de avaliação em museus e exposições, a partir das experiências relatadas pelo público externo no perfil da instituição no Instagram. Um dos principais objetivos da pesquisa foi identificar como o público se relaciona com exposições que utilizam recursos imersivos de tecnologia em sua expografia através das informações registradas por meio de comentários espontâneos na rede social. Para tanto, a investigação sistematiza metodologicamente um quadro de parâmetros e classificação das principais palavras utilizadas pelo público para se referir à visita, e por meio da matriz SWOT, identifica as forças e fraquezas da experiência na exposição, com análise de comentários selecionados no perfil da rede social Instagram da instituição. Logo, esta pesquisa estabelece outras formas de se realizar estudos de avaliação e pesquisas de recepção nos museus, contemplando as manifestações em ambientes digitais. Problematiza questões sobre indústria cultural e cultura de massa no âmbito das exposições blockbuster abrangendo reflexões e experiências empíricas dos visitantes na exposição analisada, apresentando como resultados reflexões acerca da experiência dos visitantes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work analyzes the exhibition “Leonardo da Vinci: 500 years of a genius” held at MIS Experience/SP from the perspective of evaluation studies in museums and exhibitions, based on the experiences reported by the external public on the institution’s profile on Instagram. One of the main objectives of the research was to identify how the public relates to exhibitions that use immersive technology resources in their expography through information recorded through spontaneous comments on the social network. To this end, the investigation methodologically systematizes a framework of parameters and classification of the main words used by the public to refer to the visit, and through the SWOT matrix, identifies the strengths and weaknesses of the experience in the exhibition, with analysis of comments selected in the profile of the the institution's social network Instagram. Therefore, this research establishes other ways of carrying out evaluation studies and reception research in museums, contemplating the manifestations in digital environments. It problematizes questions about cultural industry and mass culture within the scope of blockbuster exhibitions, covering reflections and empirical experiences of visitors in the analyzed exhibition, presenting as results reflections about the visitors' experience. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Immersive expography | en |
dc.subject | Expografia | pt_BR |
dc.subject | Interatividade | pt_BR |
dc.subject | Art | en |
dc.subject | Evaluation studies | en |
dc.subject | Instagram (Site) | pt_BR |
dc.subject | Blockbuster exhibition | en |
dc.title | As exposições imersivas e sua relação com o público: uma análise sobre o MIS Experience | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001157184 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Museologia: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37607)Tesinas Museología (155)