As exposições imersivas e sua relação com o público: uma análise sobre o MIS Experience
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho analisa a exposição “Leonardo da Vinci: 500 anos de um gênio” realizada no MIS Experience/SP sob a perspectiva dos estudos de avaliação em museus e exposições, a partir das experiências relatadas pelo público externo no perfil da instituição no Instagram. Um dos principais objetivos da pesquisa foi identificar como o público se relaciona com exposições que utilizam recursos imersivos de tecnologia em sua expografia através das informações registradas por meio de comentários espont ...
Este trabalho analisa a exposição “Leonardo da Vinci: 500 anos de um gênio” realizada no MIS Experience/SP sob a perspectiva dos estudos de avaliação em museus e exposições, a partir das experiências relatadas pelo público externo no perfil da instituição no Instagram. Um dos principais objetivos da pesquisa foi identificar como o público se relaciona com exposições que utilizam recursos imersivos de tecnologia em sua expografia através das informações registradas por meio de comentários espontâneos na rede social. Para tanto, a investigação sistematiza metodologicamente um quadro de parâmetros e classificação das principais palavras utilizadas pelo público para se referir à visita, e por meio da matriz SWOT, identifica as forças e fraquezas da experiência na exposição, com análise de comentários selecionados no perfil da rede social Instagram da instituição. Logo, esta pesquisa estabelece outras formas de se realizar estudos de avaliação e pesquisas de recepção nos museus, contemplando as manifestações em ambientes digitais. Problematiza questões sobre indústria cultural e cultura de massa no âmbito das exposições blockbuster abrangendo reflexões e experiências empíricas dos visitantes na exposição analisada, apresentando como resultados reflexões acerca da experiência dos visitantes. ...
Abstract
This work analyzes the exhibition “Leonardo da Vinci: 500 years of a genius” held at MIS Experience/SP from the perspective of evaluation studies in museums and exhibitions, based on the experiences reported by the external public on the institution’s profile on Instagram. One of the main objectives of the research was to identify how the public relates to exhibitions that use immersive technology resources in their expography through information recorded through spontaneous comments on the soc ...
This work analyzes the exhibition “Leonardo da Vinci: 500 years of a genius” held at MIS Experience/SP from the perspective of evaluation studies in museums and exhibitions, based on the experiences reported by the external public on the institution’s profile on Instagram. One of the main objectives of the research was to identify how the public relates to exhibitions that use immersive technology resources in their expography through information recorded through spontaneous comments on the social network. To this end, the investigation methodologically systematizes a framework of parameters and classification of the main words used by the public to refer to the visit, and through the SWOT matrix, identifies the strengths and weaknesses of the experience in the exhibition, with analysis of comments selected in the profile of the the institution's social network Instagram. Therefore, this research establishes other ways of carrying out evaluation studies and reception research in museums, contemplating the manifestations in digital environments. It problematizes questions about cultural industry and mass culture within the scope of blockbuster exhibitions, covering reflections and empirical experiences of visitors in the analyzed exhibition, presenting as results reflections about the visitors' experience. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Museologia (155)
Este item está licenciado na Creative Commons License