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dc.contributor.advisorAquino, Vanessa Barrozo Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorLima, Fernanda Wagner de Castropt_BR
dc.date.accessioned2023-01-17T05:05:11Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253777pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa a exposição “Leonardo da Vinci: 500 anos de um gênio” realizada no MIS Experience/SP sob a perspectiva dos estudos de avaliação em museus e exposições, a partir das experiências relatadas pelo público externo no perfil da instituição no Instagram. Um dos principais objetivos da pesquisa foi identificar como o público se relaciona com exposições que utilizam recursos imersivos de tecnologia em sua expografia através das informações registradas por meio de comentários espontâneos na rede social. Para tanto, a investigação sistematiza metodologicamente um quadro de parâmetros e classificação das principais palavras utilizadas pelo público para se referir à visita, e por meio da matriz SWOT, identifica as forças e fraquezas da experiência na exposição, com análise de comentários selecionados no perfil da rede social Instagram da instituição. Logo, esta pesquisa estabelece outras formas de se realizar estudos de avaliação e pesquisas de recepção nos museus, contemplando as manifestações em ambientes digitais. Problematiza questões sobre indústria cultural e cultura de massa no âmbito das exposições blockbuster abrangendo reflexões e experiências empíricas dos visitantes na exposição analisada, apresentando como resultados reflexões acerca da experiência dos visitantes.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyzes the exhibition “Leonardo da Vinci: 500 years of a genius” held at MIS Experience/SP from the perspective of evaluation studies in museums and exhibitions, based on the experiences reported by the external public on the institution’s profile on Instagram. One of the main objectives of the research was to identify how the public relates to exhibitions that use immersive technology resources in their expography through information recorded through spontaneous comments on the social network. To this end, the investigation methodologically systematizes a framework of parameters and classification of the main words used by the public to refer to the visit, and through the SWOT matrix, identifies the strengths and weaknesses of the experience in the exhibition, with analysis of comments selected in the profile of the the institution's social network Instagram. Therefore, this research establishes other ways of carrying out evaluation studies and reception research in museums, contemplating the manifestations in digital environments. It problematizes questions about cultural industry and mass culture within the scope of blockbuster exhibitions, covering reflections and empirical experiences of visitors in the analyzed exhibition, presenting as results reflections about the visitors' experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImmersive expographyen
dc.subjectExpografiapt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectArten
dc.subjectEvaluation studiesen
dc.subjectInstagram (Site)pt_BR
dc.subjectBlockbuster exhibitionen
dc.titleAs exposições imersivas e sua relação com o público: uma análise sobre o MIS Experiencept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001157184pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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