Entre Brasil e Portugal: como estudantes brasileiros de universidades portuguesas percebem o valor de objetividade jornalística
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O estudo aborda a relação do valor de objetividade através da percepção dos alunos brasileiros estudantes de comunicação nas universidades portuguesas. Dessa forma, o objetivo geral é investigar as diferentes percepções de estudantes brasileiros de jornalismo sobre a objetividade no jornalismo luso, trazendo uma discussão sobre os conceitos de objetividade e reconhecendo aspectos culturais percebidos na produção jornalística brasileira e portuguesa. A discussão teórica engloba conceitos de obje ...
O estudo aborda a relação do valor de objetividade através da percepção dos alunos brasileiros estudantes de comunicação nas universidades portuguesas. Dessa forma, o objetivo geral é investigar as diferentes percepções de estudantes brasileiros de jornalismo sobre a objetividade no jornalismo luso, trazendo uma discussão sobre os conceitos de objetividade e reconhecendo aspectos culturais percebidos na produção jornalística brasileira e portuguesa. A discussão teórica engloba conceitos de objetividade, subjetividade e intersubjetividade, bem como a análise dos manuais e livros de estilo e redação de jornais de referência do Brasil e de Portugal. Referente à pesquisa empírica, qualitativa, a técnica selecionada para coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada com dez estudantes brasileiros de seis universidades portuguesas selecionadas. A análise das entrevistas se dividiu em três partes: 1) percepção dos entrevistados sobre o valor de objetividade e sobre as universidades portuguesas, 2) percepção dos entrevistados em relação a outros critérios e princípios essenciais para o jornalismo e 3) percepção dos entrevistados sobre semelhanças e diferenças no jornalismo brasileiro e português. A partir da análise das entrevistas, percebeu-se que o valor de objetividade é citado em sala de aula, mas há pouco debate e aprofundamento teórico sobre a questão. Reconhece-se também que o valor predomina no seu sentido prático e técnico, associado muito mais aos aspectos textuais do que à reflexão e discussão do conceito. ...
Abstract
This study contemplates the perception of the journalistic objectivity criterion of Brazilian communication students registered in Portuguese universities. This way, the general objective is to investigate the perceptions of Brazilian students of Journalism upon the objectivity of Portuguese journalism, bringing up a conversation about the concepts of objectivity and recognizing cultural aspects that are perceived in both Portuguese and Brazilian journalistic production. The theoretical discuss ...
This study contemplates the perception of the journalistic objectivity criterion of Brazilian communication students registered in Portuguese universities. This way, the general objective is to investigate the perceptions of Brazilian students of Journalism upon the objectivity of Portuguese journalism, bringing up a conversation about the concepts of objectivity and recognizing cultural aspects that are perceived in both Portuguese and Brazilian journalistic production. The theoretical discussion engulfs the aspects of objectivity, subjectivity, and intersubjectivity, as well as the analysis of manuals and books for journalistic writing made by popular newspapers of Brazil and Portugal. In this empirical and qualitative research, the selected technique for data collection was the semi-structured interview with ten Brazilian students from six selected Portuguese universities. The analysis of the interviews was separated into three parts: 1) the perception of the interviewed about the criterion of objectivity and Portuguese universities 2) the perception of the interviewed in relation to other criteria and essential principles of journalism, and 3) the perception of the interviewed about the similarities and differences between the Portuguese and the Brazilian journalism. Based on the analysis of the interviews, it was perceived that the journalistic objectivity is studied throughout the course lessons, but there is little discussion and theoretical complexity on the matter. It can be recognized as well that the criterion preponderates in its more practical and technical aspects, being more associated with a writing method, rather than a reflexive one. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License