O discurso pedagógico construído pelo Fantástico sobre as redes sociais: ensinamento, conscientização e proximidade
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta pesquisa busca entender como o Fantástico constrói o sentido de orientador pedagógico nas reportagens sobre as redes sociais. O Fantástico é uma revista eletrônica que existe há quase 50 anos e procura se reinventar para permanecer em voga, por isso busca trazer a linguagem e os debates das mídias sociais para dentro da TV, ancorado nos critérios jornalísticos. O referencial teórico trabalha os conceitos de televisão, entretenimento, jornalismo pedagógico e grande reportagem. O método util ...
Esta pesquisa busca entender como o Fantástico constrói o sentido de orientador pedagógico nas reportagens sobre as redes sociais. O Fantástico é uma revista eletrônica que existe há quase 50 anos e procura se reinventar para permanecer em voga, por isso busca trazer a linguagem e os debates das mídias sociais para dentro da TV, ancorado nos critérios jornalísticos. O referencial teórico trabalha os conceitos de televisão, entretenimento, jornalismo pedagógico e grande reportagem. O método utilizado na pesquisa foi a Análise de Discurso de linha francesa, aplicada em sete reportagens do Fantástico, veiculadas entre 2021 e 2022. No total, 72 incidências de sentidos foram identificadas, contendo três formações discursivas ligadas ao discurso pedagógico: 1) ensinamento; 2) conscientização; e 3) proximidade. A pesquisa concluiu que o Fantástico se apropria de assuntos das redes sociais, processa em uma reportagem aprofundada de interesse público, e usa do viés pedagógico para orientar o telespectador sobre esses temas. Ao se inserir no debate público sobre as redes sociais, busca parecer atual e relevante à sociedade. ...
Abstract
This research seeks to understand how Fantástico constructs the sense of pedagogical guide in the reports on social networks. Fantástico is an electronic magazine that has existed for almost 50 years and seeks to reinvent itself to remain in vogue, so it seeks to bring the language and debates of social media into TV, anchored in journalistic criteria. The theoretical reference works on the concepts of television, entertainment, educational journalism, and great reportage. The method used in th ...
This research seeks to understand how Fantástico constructs the sense of pedagogical guide in the reports on social networks. Fantástico is an electronic magazine that has existed for almost 50 years and seeks to reinvent itself to remain in vogue, so it seeks to bring the language and debates of social media into TV, anchored in journalistic criteria. The theoretical reference works on the concepts of television, entertainment, educational journalism, and great reportage. The method used in the research was the French Discourse Analysis, applied in seven reports of Fantástico, broadcasted between 2021 and 2022. In total, 72 incidences of meaning were identified, containing three discursive formations linked to the pedagogical discourse: 1) lesson; 2) awareness; and 3) proximity. The research concluded that Fantástico appropriates subjects from the social networks, processes them into an in-depth report of public interest, and uses the pedagogical bias to guide the viewer about these issues. By inserting itself in the public debate about social networks, it seeks to appear current and relevant to society. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1829)
Este item está licenciado na Creative Commons License