As percepções de mulheres jovens do Morro da Cruz sobre as representações femininas no videoclipe do canal Kondzilla
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Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia tem como ponto de partida o seguinte problema de pesquisa: Como mulheres jovens de periferia de Porto Alegre se apropriam das representações de gênero nos videoclipes do Canal KondZilla? E alcança o problema através de seus objetivos geral e específicos. Como objetivo geral buscamos analisar como mulheres de 18 a 24 anos, habitantes do Morro da Cruz, periferia de Porto Alegre, se sentem representadas no videoclipe de Camisa do Flamengo, de MC Meno K, do Canal KondZilla do YouTub ...
Esta monografia tem como ponto de partida o seguinte problema de pesquisa: Como mulheres jovens de periferia de Porto Alegre se apropriam das representações de gênero nos videoclipes do Canal KondZilla? E alcança o problema através de seus objetivos geral e específicos. Como objetivo geral buscamos analisar como mulheres de 18 a 24 anos, habitantes do Morro da Cruz, periferia de Porto Alegre, se sentem representadas no videoclipe de Camisa do Flamengo, de MC Meno K, do Canal KondZilla do YouTube. A pesquisa possui os seguintes objetivos específicos: identificar a relação das mulheres entrevistadas com o funk e com o seu consumo, investigar como as jovens percebem as representações no videoclipe pelo viés do gênero e examinar como o contexto social em que estão inseridas se relaciona à forma como se sentem representadas nos videoclipes. Para isso, apropriamo-nos das informações expostas sobre a história do funk por Vianna (1997) e Fornaciari (2011) e dos conceitos de identidade, trazidos por Woodward (2000) e Hall (2006); gênero, abordado por Butler (2018) e Louro (1997); juventudes, explorado por Amaral (2011); representações, abordado por Hall (2016); consumo, explorado por Canclini (1992) e recepção, analisados por Toaldo e Jacks (2013) e Wottrich (2019). Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa e realizamos entrevistas em profundidade com seis jovens enquadradas no perfil da pesquisa. Como principais resultados, descobrimos que as mulheres jovens periféricas não se sentem representadas no videoclipe analisado. Identificamos que o consumo de funk faz parte de forma intensa do cotidiano das jovens, e que a relação delas com o gênero musical está associada diretamente à diversão e ao local onde vivem. Percebemos que o fato de as jovens residirem na periferia fez com que algumas delas sentissem uma representação visual ao perceber a favela no videoclipe, porém, mesmo com isso, de forma unânime, relataram não se sentir representadas enquanto mulheres no produto audiovisual apresentado. ...
Abstract
This monograph has as its bottom line the following research problem: How do young women from the suburbs of Porto Alegre appropriate the representations of gender in the Canal KondZilla’s videos? And reach the problem through its general and specific objectives. In general, we seek to search for 18-year-old women, residents of Morro da Cruz, on the outskirts of Porto Alegre, if we look for the video clip of Camisa do Flamengo, by MC Meno K, at KondZilla’s Channel. The research has the followin ...
This monograph has as its bottom line the following research problem: How do young women from the suburbs of Porto Alegre appropriate the representations of gender in the Canal KondZilla’s videos? And reach the problem through its general and specific objectives. In general, we seek to search for 18-year-old women, residents of Morro da Cruz, on the outskirts of Porto Alegre, if we look for the video clip of Camisa do Flamengo, by MC Meno K, at KondZilla’s Channel. The research has the following specific objectives: to identify the relationship of the women interviewed with funk and its consumption, to investigate how these young ladies perceive representations in the video clip from a gender bias and to examine how the social context in which they are inserted relates to the form as seen in the video clips. For this, we appropriate the information exposed on the history of funk by Vianna (1997) and Fornaciari (2011) and the concepts of: identity, brought by Woodward (2000) and Hall (2006); gender, brought by Butler (2018) and Louro (1997); youths, explored by Amaral (2011); representations, by Hall (2016); consumption, explored by Canclini (1992); and reception, analyzed by Toaldo and Jacks (2013) and Wottrich (2019). We embraced qualitative research methodology and conducted in-depth interviews with six young ladies who fit the research profile. As the main results, we found that young women didn’t feel represented with the video clip performed. We identified that the consumption of funk is an intense part of their daily lives, and that their relationship with the musical genre is directly associated with fun and the place where they live. We perceived that the fact that these young girls live in the suburbs makes some of them feel represented visually by seeing the videclipes favela, however, they don’t feel represented as women on this audiovisual product. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1830)
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