As dimensões midiáticas e a transmidialidade : os comportamentos de literatura, cinema e videogame, considerando aspectos de estrutura/sequência, tempo, espaço/visibilidade e a convergência entre as mídias
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese tem como objetivo fomentar um estudo sobre os diálogos midiáticos e transmidiáticos ao trazer uma análise que discorre sobre a ótica das dimensionalidades específicas de cada mídia e de seus comportamentos. Dessa forma, viso a iniciar o diálogo entre teorias literárias, cinematográficas e a nova teoria proveniente das novas mídias videointerativas e os estudos comparatista, acerca dos processos de criação e manifestação das mídias literatura, cinema e videogame. O objetivo específico ...
Esta tese tem como objetivo fomentar um estudo sobre os diálogos midiáticos e transmidiáticos ao trazer uma análise que discorre sobre a ótica das dimensionalidades específicas de cada mídia e de seus comportamentos. Dessa forma, viso a iniciar o diálogo entre teorias literárias, cinematográficas e a nova teoria proveniente das novas mídias videointerativas e os estudos comparatista, acerca dos processos de criação e manifestação das mídias literatura, cinema e videogame. O objetivo específico é analisar, pensar, elencar e escrever, de forma particularizada, a respeito das individualidades de cada uma das mídias e de como essas individualidades encontram-se em diálogo quando articulam-se como componentes de uma transmedia storytelling. Para tanto, apresento inicialmente uma teorização sobre as dimensionalidades midiáticas e remoto a manifestação histórica do storytelling. Em seguida, analiso os aspectos de sequência, tempo e espaço/visibilidade em cada uma das três mídias para, então, adentrar as especificidades das interrelações transmidiáticas, que serão observadas a partir da franquia Warcraft. ...
Abstract
This thesis aims to promote a study on media and transmedia dialogues, through the perspective of the specific dimensions of each media and their behaviours. In this way, I aim to initiate the dialogue between literary, cinematographic theories and the new theory from the new video interactive media and comparative studies, about the processes of creation and the manifestation of literature, cinema and video games. The specific objective is to analyse, reflect, list, and compose, in a particula ...
This thesis aims to promote a study on media and transmedia dialogues, through the perspective of the specific dimensions of each media and their behaviours. In this way, I aim to initiate the dialogue between literary, cinematographic theories and the new theory from the new video interactive media and comparative studies, about the processes of creation and the manifestation of literature, cinema and video games. The specific objective is to analyse, reflect, list, and compose, in a particular way, about the individualities of each of the media and how these individuals are in dialogue when they are articulated as components of transmedia storytelling. For that, I initially present a theorization about the media dimensionalities and remote the historical manifestation of storytelling. Then, I analyse the aspects of sequence, time and space/visibility in each of the three media to then enter the specifics of transmedia interrelationships, which will be observed from the Warcraft franchise. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
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