Cinema e relações públicas internacionais: Bollywood como instrumento de soft power da República da Índia
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A partir do século XX, com o advento dos meios de comunicação de massa, os produtos culturais se tornaram elementos fundamentais para a projeção internacional de países. É o caso dos filmes da indústria cinematográfica hindi, conhecida como Bollywood, que hoje possuem distribuição global e são sucesso de público dentro e fora da Índia. Com o intuito de analisar esse fenômeno na ótica das relações públicas internacionais, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de compreender como Bollywoo ...
A partir do século XX, com o advento dos meios de comunicação de massa, os produtos culturais se tornaram elementos fundamentais para a projeção internacional de países. É o caso dos filmes da indústria cinematográfica hindi, conhecida como Bollywood, que hoje possuem distribuição global e são sucesso de público dentro e fora da Índia. Com o intuito de analisar esse fenômeno na ótica das relações públicas internacionais, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de compreender como Bollywood se converteu em instrumento de soft power da República da Índia a partir do consumo de seus filmes em países com um histórico de hostilidades, como o Paquistão e a China. Para a sua elaboração, optou-se por um itinerário metodológico que compreendeu uma exaustiva pesquisa bibliográfica e documental para a construção de um corpus teórico baseado na compreensão dos conceitos das relações públicas que pudessem identificar estratégias imagéticas em dois filmes indianos - Bajrangi Bhaijaan (2015) e Dangal (2016) - que fizeram sucesso em países que a Índia possui litígios territoriais. Para tal, a apresentação da história da Índia, seus conflitos internos e externos, e a própria história da industria cinematografica indiana se tornaram fundamentais ao presente estudo. A título de conclusão, verificou-se que Bollywood é um poderoso instrumento de política externa da República da Índia, pois, com seus filmes sendo exibidos no exterior, é capaz de gerar uma reputação internacional positiva do país. ...
Abstract
From the 20th century onwards, with the advent of mass media, cultural products became fundamental elements for the international projection of countries. This is the case of films from the Hindi motion picture industry, known as Bollywood, which today reach global distribution and are successful with audiences inside and outside India. In order to analyze this phenomenon from the perspective of international public relations, this research was developed with the intent of understanding how Bol ...
From the 20th century onwards, with the advent of mass media, cultural products became fundamental elements for the international projection of countries. This is the case of films from the Hindi motion picture industry, known as Bollywood, which today reach global distribution and are successful with audiences inside and outside India. In order to analyze this phenomenon from the perspective of international public relations, this research was developed with the intent of understanding how Bollywood became an instrument of soft power of the Republic of India from the consumption of its films in countries with a history of hostilities, such as Pakistan and China. For its elaboration, a methodological itinerary was chosen that comprised of exhaustive bibliographic and documentary research for the construction of a theoretical corpus based on the understanding of public relations concepts that could identify imagery strategies in two Indian films - Bajrangi Bhaijaan (2015) and Dangal (2016) - which were successful in countries where India has territorial disputes. To this end, the presentation of the history of India, its internal and external conflicts, and the history of the Indian film industry itself became fundamental to the present study. By way of conclusion, it was found that Bollywood is a powerful instrument of foreign policy of the Republic of India, afterall, with its films being shown abroad, it is able to generate a positive international reputation for the country. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1828)
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