Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMutz, Andresa Silva da Costapt_BR
dc.contributor.authorBraga, Patricia Lopespt_BR
dc.date.accessioned2023-01-13T05:03:23Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253636pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa decorre da construção do Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação de Licenciatura em Pedagogia. O tema central da investigação é a contação de histórias no período pandêmico. O objeto de pesquisa foram os perfis na rede social Instagram de contadores de histórias. Parte-se do pressuposto de que aprendemos através da contação de histórias em ambientes institucionais e não institucionais. Especialmente no período em que o trabalho foi realizado, vivíamos uma pandemia de COVID-19, o que nos colocou a todos em quarentena ou isolamento social. De onde decorreu um acentuado processo de digitalização da vida, com o estabelecimento de aulas remotas para todos os níveis de ensino, entre outras atividades cotidianas. Por essas razões, estabeleceu-se um estudo de caso cujo problema de pesquisa trouxe a seguinte questão: De que modo tem sido operacionalizado a contação de histórias nos perfis da rede social Instagram? Selecionou-se 12 (doze) perfis de profissionais de diversas áreas relacionadas à arte e educação que, durante a pandemia, fizeram lives para contar histórias. Pretendeu-se, nesta investigação, encontrar elementos para problematizar o modo como ocorrem as contações de histórias no mundo digital. Foi possível identificar no conjunto dos perfis analisados, os principais métodos utilizados, bem como as obras mais recorrentemente selecionadas pelos criadores de conteúdo na internet com o fim de acolher as crianças e desenvolver o hábito de leitura, mesmo durante a pandemia. Os resultados mapeados indicam que, apesar de estarmos diante de inovações tecnológicas capazes de transformar currículos escolares e projetos políticos pedagógicos das escolas a fim de estabelecer uma aprendizagem mais criativa, dinâmica e prazerosa para os alunos e professores, não podemos esquecer que as mídias influenciam as pessoas a pensar, agir e consumir, pois são disseminadoras de valores e condutas de forma subjetiva.pt_BR
dc.description.abstractThis research is a result of the construction of the Final Coursework of the Graduation Degree in Pedagogy. The central theme of the research is storytelling in the pandemic period. The object of research was the profiles of storytellers on the social network Instagram. It is assumed that we learn through storytelling in institutional and non-institutional settings. Especially in the period when the work was carried out, we were experiencing a pandemic of COVID-19, which put us all in quarantine or social isolation. From this came a marked process of digitalization of life, with the establishment of remote classes for all levels of education, among other daily activities. For these reasons, we established a case study whose research problem raised the following question: How has storytelling been operationalized in the profiles of the social network Instagram? We selected 12 (twelve) profiles of professionals from various areas related to art and education who, during the pandemic, made lives to tell stories. In this research, we intended to find elements to problematize how storytelling occurs in the digital world. It was possible to identify in the set of profiles analyzed, the main methods used, as well as the works most recurrently selected by the creators of internet content in order to welcome children and develop the habit of reading, even during the pandemic. The mapped results indicate that, although we are facing technological innovations capable of transforming school curricula and pedagogical political projects of schools in order to establish a more creative, dynamic and pleasurable learning for students and teachers, we cannot forget that the media influence people to think, act and consume, because they disseminate values and conducts in a subjective way.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInstagram (Site)pt_BR
dc.subjectStorytellingen
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectCultural pedagogyen
dc.subjectPedagogia culturalpt_BR
dc.titleA contação de histórias através do Instagram : questões para pensar o ensino em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001159836pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples