Yoga na aprendizagem : um complemento à educação formal
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O yoga, além de ser uma terapia corporal, mental e espiritual, pode ser utilizada como ferramenta potencializadora ao desenvolvimento escolar, entretanto ainda carecem evidências concretas de seu impacto para crianças. Este estudo teve como objetivo investigar o efeito de um programa de Yoga aplicado em crianças com idade entre 6 e 8 anos. O programa foi aplicado no contra turno escolar das crianças para observar o desempenho motor, a percepção de competência e as funções executivas (controle i ...
O yoga, além de ser uma terapia corporal, mental e espiritual, pode ser utilizada como ferramenta potencializadora ao desenvolvimento escolar, entretanto ainda carecem evidências concretas de seu impacto para crianças. Este estudo teve como objetivo investigar o efeito de um programa de Yoga aplicado em crianças com idade entre 6 e 8 anos. O programa foi aplicado no contra turno escolar das crianças para observar o desempenho motor, a percepção de competência e as funções executivas (controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva). Participaram do estudo 24 crianças, organizadas em duas turmas de acordo com a decisão dos pais, de intervenção e de controle, ambas do 1° ano do Ensino Fundamental de uma escola de Porto Alegre. A intervenção durou 12 semanas, com aulas de 50 minutos, duas vezes por semana. Para a avaliação do desempenho motor foi utilizada a forma reduzida do Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency – 2° Edition – Brief Form (BOT-2 Brief Form) (BRUININKS; BRUININKS, 2005). Para avaliar a percepção de competência foi utilizada a escala pictórica de competência percebida e aceitação social para crianças pequenas (HARTER; PIKE, 1984). E, para avaliar as funções executivas, foram utilizados: paradigma GO / No-Go, para controle inibitório (SARTORI; VALENTINI; FONSECA, 2019); tarefa Odd One Out, para memória de trabalho e teste de trilhas, para flexibilidade cognitiva (SEABRA; MARTINS; CAPOVILLA, 2012). Os resultados mostraram melhora positiva e significativa, na coordenação bilateral, no equilíbrio, na velocidade e agilidade, na força e na memória de trabalho para o grupo intervenção em relação ao grupo controle. ...
Abstract
Yoga, in addition to being a body, mental and spiritual therapy, can be used as a potential tool for school development, but there is still no concrete evidence of its benefit for children. This study aimed to investigate the effect of a yoga program applied to children aged 6 to 8 years. The program was applied to the children's school shift to observe motor performance, perception of competence and executive functions (inhibitory control, working memory and cognitive flexibility). Twenty-four ...
Yoga, in addition to being a body, mental and spiritual therapy, can be used as a potential tool for school development, but there is still no concrete evidence of its benefit for children. This study aimed to investigate the effect of a yoga program applied to children aged 6 to 8 years. The program was applied to the children's school shift to observe motor performance, perception of competence and executive functions (inhibitory control, working memory and cognitive flexibility). Twenty-four children participated in the study, organized in two groups according to their parents' decision, intervention and control, both from the 1st year of elementary school of a Porto Alegre. The intervention lasted 12 weeks, with 50-minute classes twice a week. Motor performance was evaluated using the reduced form of the Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency - 2nd Edition - Brief Form (BOT-2 Brief Form) (BRUININKS; BRUININKS, 2005). To assess the perception of competence, the pictorial scale of perceived competence and social acceptance for young children was used (HARTER; PIKE, 1984). And, to evaluate executive functions, we used: GO / No-Go paradigm, for inhibitory control (SARTORI; VALENTINI; FONSECA, 2019); Odd One Out task, for working memory and trail testing, for cognitive flexibility (SEABRA; MARTINS; CAPOVILLA, 2012). The results showed positive and significant improvement in bilateral coordination, balance, speed and agility, strength and working memory for the intervention group compared to the control group. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
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TCC Educação Física (1266)
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