Crianças, natureza e educação infantil : a natureza como ferramenta pedagógica
dc.contributor.advisor | Siqueira, André Boccasius | pt_BR |
dc.contributor.author | Delazeri, Kelly Begnini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-24T05:06:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253224 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa procurou compreender como a Escola Municipal de Educação Infantil Nostri Bambini, em Serafina Corrêa-RS, organiza, mantém e incentiva a criação de espaços destinados ao brincar e que valorizem a aproximação da criança aos elementos da natureza. Para tanto, como metodologia de trabalho optou-se pela pesquisa exploratória, a qual visou o levantamento de informações por meio de um questionário aplicado a funcionários e professores da escola. Mediante os dados levantados pode-se evidenciar o quanto é importante a valorização e disponibilidade de espaços destinados à natureza no ambiente escolar. No entanto, para que isso ocorra se faz necessário uma mudança de paradigma dentro das instituições de ensino, para que se possa olhar os ‘espaços abertos’ como um lugar de movimento, interação e descontração, onde por intermédio do brincar se é permitido conhecer e vivenciar o convívio cuidadoso com todas as formas de vida. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research sought to understand how the Municipal School of Early Childhood Education Nostri Bambini, in Serafina Corrêa-RS, organizes, maintains and encourages the creation of spaces intended for playing and that value the approximation of the child to the elements of nature. In order to do so, as a working methodology, an exploratory research was chosen, which aimed at gathering information through a questionnaire applied to employees and teachers of the school. Through the data collected, it can be shown how important it is to value and make available spaces destined for nature in the school environment. However, for this to occur, a paradigm shift is necessary within educational institutions, so that 'open spaces' can be seen as a place of movement, interaction and relaxation, where through play it is allowed to know and to experience careful coexistence with all forms of life. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Nature | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | en |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.title | Crianças, natureza e educação infantil : a natureza como ferramenta pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001155131 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1400)