Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZibenberg, Igor Ghelman Sordipt_BR
dc.contributor.authorBattistella, Luciane Paulapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-24T05:05:41Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253175pt_BR
dc.description.abstractA abordagem sobre o acolhimento infantil está presente em nossas escolas. Avaliar a forma afetiva de receber os alunos reflete em resultados positivos para o ambiente escolar. Consideramos as vivências sociais e o aprendizado perpassando as mudanças trazidas pelo cancelamento das aulas presenciais no período da pandemia do COVID – 19 e elementos do retorno presencial. O objetivo deste trabalho é compreender as formas de acolhimento na educação infantil, a partir das turmas de berçário e maternal de uma escola pública municipal de Casca/RS, a partir da perspectiva dos docentes. Para a pesquisa qualitativa elaborou-se um questionário, com perguntas abertas e fechadas, direcionadas aos professores atuantes da escola, procurando respostas a respeito das formas de acolher já praticadas, novos conceitos e o que mudou com a pandemia. Como resultado, foi possível observar que os professores participantes da pesquisa consideram a escola um espaço acolhedor, que necessita da participação dos pais e mais formação continuada de professores. A pandemia do COVID – 19 trouxe incertezas durante o ensino remoto, sendo que o início do retorno presencial foi um pouco agitado, e nos dias atuais, se encontra tranquilo. As informações coletadas mostram que acolher condiz em compreender o que os alunos sentem ao frequentar a escola, trazendo os elementos que constituem o acolhimento a partir de uma boa recepção, atenção, desenvolvimento social, cognitivo e emocional. E com o retorno das aulas presenciais compreendemos o verdadeiro papel social da escola na formação dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThe children’s sheltering approach is in our schools. Evaluating the affective way of receiving the students reflects in positive results to the school environment. We consider the social living and the background knowledge going through the changes brought by the cancelation of presential classes in the pandemic period and elements of the return of presential classes. This task’s aim is to understand the ways of children’s sheltering in the preschool, from the nursery and kindergarten classes in a public school locate in Casca/RS, from the teachers’ perspective. For the qualitative research, it was done a questionnaire, with closed and open questions, directed to the teacher from this school, looking for answers about the ways the students are already sheltered, new concepts and what has changed with the pandemic. As a result, it was possible to observe the teachers consider the school a sheltering space needing the parents’ participation and more continuing educations for teachers. The pandemic brought uncertainties during the remote teaching, and the return to presential was a little agitated, and in currently, it is peaceful. The collected information show that sheltering is about understanding wats the students are feeling attending school, bringing the elements that built a good shelter from a good reception, attention, social, cognitive and emotional development. And with the presential classes back, we understood the real social role of school in the students’ education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChild educationen
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectReceptionen
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectCOVID – 19en
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.titleA importância do acolhimento na educação infantil : um olhar pós Pandemia COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001154691pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples