Participação da família na escola e o processo de construção do conhecimento na educação infantil
dc.contributor.advisor | Colla, Rodrigo Ávila | pt_BR |
dc.contributor.author | Dall'agnol, Ediane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-24T05:05:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253160 | pt_BR |
dc.description.abstract | O exercício docente na Educação Infantil pode ser definido como uma ação extremamente complexa, que exige paciência, habilidade e, principalmente, respeito às suas crenças, valores e conhecimentos prévios da criança. Por ser consequência de um amplo universo de relações, a aprendizagem infantil exige especial atenção não somente dos professores, mas também da família e da escola em sua íntegra, a partir de práticas significativas desenvolvidas de forma conjunta. Neste estudo, apresentam-se os resultados de um estudo de caso, desenvolvido junto a professores que atuam na Educação Infantil, em uma escola do município de Paraí/RS, objetivando investigar a existência de relações entre a participação da família no cotidiano escolar e o desenvolvimento da criança, bem como identificar situações que podem favorecer a construção de tais relações. Os resultados obtidos permitem afirmar que a participação da família no cotidiano escolar é de grande importância para o desenvolvimento escolar da criança, sendo de competência da escola desenvolver ações que venham a fomentar tal prática, de modo a criar uma rede de apoio complementar, essencial à segurança infantil. | pt_BR |
dc.description.abstract | The teaching practice in Early Childhood Education can be defined as an extremely complex action, which requires patience, skill and, above all, respect for the child's beliefs, values and previous knowledge. As a consequence of a wide universe of relationships, child learning requires special attention not only from teachers, but also from the family and the school as a whole, based on significant practices developed jointly. In this study, we present the results of a case study, developed with teachers who work in Early Childhood Education, in a school in the city of Paraí/RS, aiming to investigate the existence of relationships between the family's participation in the school routine and the child's development, as well as to identify situations that may favor the construction of such relationships. The results obtained allow us to affirm that the participation of the family in the school routine is of great importance for the child's school development, being the responsibility of the school to develop actions that will promote this practice, in order to create a complementary support network, essential for child safety. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Child learning | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Familia e escola | pt_BR |
dc.subject | Family at school | en |
dc.subject | Joint practices | en |
dc.title | Participação da família na escola e o processo de construção do conhecimento na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001155109 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)