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dc.contributor.advisorBedin, Lívia Mariapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Luana Figueirapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-16T04:51:08Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252854pt_BR
dc.description.abstractA rede de apoio social pode assumir um papel protetor na vida de crianças e adolescentes institucionalizados, considerando a sua relevância na prestação de diferentes tipos de apoio, podendo ser promotora de bem-estar subjetivo. O objetivo principal do estudo foi compreender a percepção de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional sobre a relação da rede de apoio social e o seu bem-estar subjetivo durante a pandemia do Covid-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com delineamento transversal realizada com 12 crianças e adolescentes de 7 casas lares com idades entre 8 e 12 anos. Os dados foram coletados por meio de dois grupos focais, organizados por faixa etária (8-11 anos e 12 anos) com seis participantes cada. A análise dos dados realizou-se pela análise temática reflexiva e os resultados mostraram que crianças e adolescentes identificaram perceber que existe relação entre a rede de apoio social e a promoção de seu bem-estar subjetivo. Os educadores residentes e os irmãos foram as principais pessoas a compor a rede, proporcionando todos os tipos de apoio, tais como afetivo, emocional, de informação, material e de interação social positiva. Conclui-se que os participantes do estudo mantiveram relações interpessoais positivas com a rede de apoio social durante a pandemia do Covid-19, o que apontam estar relacionado ao seu índice de bem-estar subjetivo. A opinião da população institucionalizada é essencial para o embasamento de ações nas políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento de estratégias de intervenção institucionais consoantes com a verdadeira necessidade do público atendido.pt_BR
dc.description.abstractThe social support network may assume an important protective role in the life of institutionalized children and adolescents, considering its relevance in providing different types of support, which can promote subjective well-being. The main objective of the study was to understand the perception of children and adolescents in institutional care about the relationship between the social support network and their subjective well-being during the Covid-19 pandemic. This is a qualitative research with a cross-sectional design carried out with 12 children and adolescents in institutional care from seven different homes aged between 8 and 12 years old. Data were collected through two focus groups, organized by age group (8-11 and 12 years old) with six participants each. The analysis was carried out through reflective thematic analysis and the results showed that children and adolescents identified that there is a relationship between the social support network and the promotion of subjective well-being. Resident educators and siblings were the main people who compose the social network, providing all types of support, such as affective, emotional, information, material and positive social interaction. It is concluded that the study participants maintained positive interpersonal relationships with the social support network during the Covid-19 pandemic, which they point out to be related to their subjective well-being index. The opinion of institutionalized children and adolescents is essential to develop actions in public policies that support the development of institutional intervention strategies in line with the real needs of children and adolescents in institucional care.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriança institucionalizadapt_BR
dc.subjectChilden
dc.subjectBem-estar subjetivopt_BR
dc.subjectAdolescenten
dc.subjectInstitutional careen
dc.subjectAdolescente institucionalizadopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectSubjective well-beingen
dc.subjectCovid-19en
dc.subjectRedes de apoio socialpt_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.titleBem-estar subjetivo e rede de apoio social de crianças e adolescentes em acolhimento institucional na pandemia da covid-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001154499pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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