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dc.contributor.advisorOliveira Neto, Manuel Menezes dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Jonas Deyson Brito dospt_BR
dc.date.accessioned2022-12-15T04:50:28Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252735pt_BR
dc.description.abstractIn the context of Monte Carlo rendering, although many sampling and denoising techniques have been proposed in the last few years, the case for which one should be used for a specific scene is still to be made. Moreover, developing a new technique has required selecting a particular rendering system, which makes the technique tightly coupled to the chosen renderer and limits the amount of scenes it can be tested on. In this work, we propose a renderer-agnostic framework for developing and benchmarking sampling and denoising techniques for Monte Carlo rendering. It decouples techniques from rendering systems by hiding the renderer details behind a general API. This improves productivity and allows for direct comparisons among techniques using scenes from different rendering systems. The proposed framework contains two main parts: a software development kit that helps users to develop and and test their techniques locally, and an online system that allows users to submit their techniques and have them automatically benchmarked on our servers. We demonstrate its effectiveness by using our API to instrument four rendering systems and a variety of Monte Carlo denoising techniques — including recent learning-based ones — and performing a benchmark across different rendering systems.en
dc.description.abstractNo contexto de Monte Carlo rendering, apesar de diversas técnicas de amostragem e remoção de ruído tenham sido propostas nos últimos anos, aportar qual técnica deve ser usada para uma cena específica ainda é uma tarefa difícil. Além disso, desenvolver uma nova técnica requer escolher um renderizador em particular, o que torna a técnica dependente do renderizador escolhido e limita a quantidade de cenas disponíveis para testar a técnica. Neste trabalho, um framework para desenvolvimento e avaliação de técnicas de amostragem e remoção de ruído para Monte Carlo rendering é proposto. Ele permite desacoplar as técnicas dos renderizadores por meio de uma API genérica, promovendo a reprodutibilidade e permitindo comparações entre técnicas utilizando-se cenas de diferentes renderizadores. O sistema proposto contém duas partes principais: um kit de desenvolvimento de software que ajuda os usuários a desenvolver e testar suas técnicas localmente, e um sistema online que permite que usuários submetam técnicas para que as mesmas sejam automaticamente avaliadas no nosso servidor. Para demonstramos a efetividade do ambiante proposto, modificamos quatro renderizadores e várias técnicas de remoção de ruído — incluindo técnicas recentes baseadas em aprendizado de máquina — e efetuamos uma avaliação utilizando cenas de diferentes renderizadores.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento : Softwarept_BR
dc.subjectMonte Carlo renderingen
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectAdaptive sampling and reconstructionen
dc.subjectDenoisingen
dc.subjectBenchmarken
dc.titleA framework for developing and benchmarking sampling and denoising algorithmspt_BR
dc.title.alternativeUm ambiente para desevonvoimento de algoritmos de amostragem e remoção de ruído pt
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001114286pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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