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dc.contributor.advisorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.contributor.authorPaula, Gabriel Brazil dept_BR
dc.date.accessioned2022-12-08T05:03:52Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252560pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa qualitativa fenomenológica trata do tema da interprofissionalidade na perspectiva da educação e do trabalho em saúde. Teve o objetivo de analisar o significado da experiência de Educação Interprofissional (EIP) – realizada em cenários de aprendizagem do Sistema Único de Saúde (SUS) – para o processo de trabalho das equipes de Atenção Primária à Saúde (APS). O cenário da pesquisa foi a atividade de ensino da graduação com foco interprofissional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A atividade acontece em Unidades de APS do Distrito Docente-Assistencial Glória-Cruzeiro-Cristal, Gerência Oeste de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Entrevistas individuais semiestruturadas foram realizadas com agentes comunitárias de saúde (ACS), gestores e residentes egressos (Residência Multiprofissional) que tinham realizado a atividade durante a graduação, entre 2019 e 2022. A determinação do tamanho da amostra considerou a avaliação da densidade do material textual obtido e o critério da saturação. O material textual produzido pelas entrevistas foi organizado com auxílio do software Visual Qualitative Data Analysis (ATLAS.ti) e interpretado pela análise de conteúdo. Participaram do estudo 15 ACS, cinco gestores e dois residentes (n=22). Os resultados mostraram que a atividade de EIP possibilitou a interação, as trocas de saberes e de experiências entre as diferentes profissões da saúde, a disponibilidade para o aprender e para o ensinar, e o aprendizado compartilhado entre estudantes, professores e profissionais da APS. Essa dinâmica interativa produziu conhecimentos e novas possibilidades de pensar determinados casos e situações de saúde, o que motivou a equipe e oportunizou construções coletivas de ferramentas que foram incorporadas ao processo de trabalho das equipes. No desenvolvimento da atividade de EIP, houve o protagonismo das ACS, o que trouxe clareza e valorização de seu papel profissional no trabalho em equipe. No cuidado em saúde, a EIP contribuiu com uma maior resolutividade da atenção para pessoas-famílias do território em situações específicas com os usuários e em discussão de casos. Diferenças de reconhecimento e valorização que determinadas profissões apresentam para os usuários foram percebidas pelas ACS. A interação entre estudantes, professores e ACS no cotidiano do trabalho mostrou-se potente para o desenvolvimento das competências colaborativas voltadas à comunicação interprofissional, à clareza quanto ao papel de cada núcleo dentro do processo de trabalho das equipes de APS e ao cuidado centrado no paciente/usuário. Por meio da análise qualitativa fenomenológica, esta pesquisa contribuiu para o entendimento de como atividades de EIP realizadas em cenários do SUS repercutem no trabalho em equipe e nas práticas de cuidado em saúde. Novas pesquisas são recomendadas para o entendimento do trabalho em equipe na APS no município estudado, analisando o quanto o contexto vigente de contratualização da APS e de mudanças na Política Nacional de Atenção Básica podem afetar o trabalho interprofissional e as experiências de EIP. Os resultados desta pesquisa e o referencial teórico apoiaram a elaboração do produto educacional – Boletim Informativo Educação Interprofissional em cenários de aprendizagem do SUS – para divulgação e fortalecimento da proposta de EIP nos currículos da graduação dos cursos da saúde e nas equipes de APS, cenários potentes para a EIP.pt_BR
dc.description.abstractThis phenomenological qualitative research deals with the issue of interprofessionality from the perspective of education and health work. It aimed to analyze the meaning of the experience of Interprofessional Education (IPE) in learning scenarios of the Brazilian National Health System (SUS) for the work process of Primary Health Care (PHC) teams The research scenario was the undergraduate teaching activity with an interprofessional focus at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The activity takes place in PHC Units in the Glória-Cruzeiro-Cristal Teaching-Assistance District, West Management of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. Semi-structured individual interviews were carried out with community health agents (CHA), managers and graduating residents (Multiprofessional Residency) who had carried out the activity during graduation, between 2019 and 2022. The determination of the sample size considered the evaluation of the density of the textual material obtained and the saturation criterion. The textual material produced by the interviews was organized using the Visual Qualitative Data Analysis software (ATLAS.ti) and interpreted by content analysis. Fifteen CHAs, five managers and two residents participated in the study (n=22). The results showed that the IPE activity enabled interaction, the exchange of knowledge and experiences between the different health professions, the availability to learn and teach, and shared learning among PHC students, teachers and professionals. This interactive dynamic produced knowledge and new possibilities for thinking about certain cases and health situations, which motivated the team and provided the opportunity for collective construction of tools that were incorporated into the teams' work process. In the development of the IPE activity, the ACS played a leading role, which brought clarity and appreciation of their professional role in teamwork. In health care, the IPE contributed to greater resolution of care for people-families in the territory in specific situations with users and in case discussions. Differences in recognition and appreciation that certain professions present to users were perceived by the ACS. The interaction between students, teachers and ACS in the daily work proved to be powerful for the development of collaborative skills aimed at interprofessional communication, clarity regarding the role of each nucleus within the work process of PHC teams and patient-centered care. Through phenomenological qualitative analysis, this research contributed to the understanding of how IPE activities carried out in SUS scenarios impact teamwork and health care practices. New research is recommended to understand teamwork in PHC in the municipality studied, analyzing how the current context of PHC outsourcing and changes in the National Primary Care Policy can affect interprofessional work and IPE experiences. The results of this research and the theoretical framework supported the elaboration of the educational product – Bulletin Interprofessional Education in SUS learning scenarios – for the dissemination and strengthening of the IPE proposal in the undergraduate curricula of health courses and in PHC teams, powerful scenarios for the EIP.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação interprofissionalpt_BR
dc.subjectInterprofessional educationen
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectInterprofessional relationsen
dc.subjectTeaching care integration servicesen
dc.subjectRelações interprofissionaispt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectQualitative researchen
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.titleEducação interprofissional em cenários de aprendizagem do Sistema Único de Saúde : repercussões para o trabalho em equipept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001154114pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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