Sobre quedas : processos criativos de uma atriz bufona
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O trabalho reflete sobre vivências e práticas da autora em bufonaria, em fricção com questões éticas, estéticas e políticas que marcam o pensamento contemporâneo e abalam a estabilidade de antigas perspectivas. Em uma rede de relações entre experiências de vida e arte da artista-pesquisadora e sua iniciação e desenvolvimento em bufonaria, a pesquisa problematiza e propõe possíveis atualizações da prática bufa, em nosso tempo-espaço. Aborda-se noções de queda, arte, bufonaria e política, a parti ...
O trabalho reflete sobre vivências e práticas da autora em bufonaria, em fricção com questões éticas, estéticas e políticas que marcam o pensamento contemporâneo e abalam a estabilidade de antigas perspectivas. Em uma rede de relações entre experiências de vida e arte da artista-pesquisadora e sua iniciação e desenvolvimento em bufonaria, a pesquisa problematiza e propõe possíveis atualizações da prática bufa, em nosso tempo-espaço. Aborda-se noções de queda, arte, bufonaria e política, a partir de autoras como Beth Lopes, Daniela Carmona, Claudia Sachs, Tefa Polidoro, Marcia Freire, Maria Alice Poppe, Ann Cooper Albright, Suely Rolnik, Patricia Fagundes, Ileana Diéguez, Verena Alberti, entre outras. Além destas, convida-se para o diálogo a bufona Tartaruga, que propõe críticas e provocações acerca da prática artística e das reflexões da autora. Face aos desafios do tempo, também ao teatro cabe rever discursos e modos de criação, permitir-se à queda para descobrir outras perspectivas, conectadas ao contexto social e ao tempo que habitamos. ...
Resumen
El trabajo reflexiona sobre las experiencias y prácticas bufonescas del autora, en fricción con cuestiones éticas, estéticas y políticas que marcan el pensamiento contemporáneo y socavan la estabilidad de viejas perspectivas. En una red de relaciones entre las experiencias de vida y arte de la artista-investigadora y su iniciación y desarrollo en la bufonería, la investigación problematiza y propone posibles actualizaciones de la práctica buffa, en nuestro tiempo-espacio. Se abordan nociones de ...
El trabajo reflexiona sobre las experiencias y prácticas bufonescas del autora, en fricción con cuestiones éticas, estéticas y políticas que marcan el pensamiento contemporáneo y socavan la estabilidad de viejas perspectivas. En una red de relaciones entre las experiencias de vida y arte de la artista-investigadora y su iniciación y desarrollo en la bufonería, la investigación problematiza y propone posibles actualizaciones de la práctica buffa, en nuestro tiempo-espacio. Se abordan nociones de caída, arte, bufonería y política de autoras como Beth Lopes, Daniela Carmona, Claudia Sachs, Tefa Polidoro, Marcia Freire, Maria Alice Poppe, Ann Cooper Albright, Suely Rolnik, Patricia Fagundes, Ileana Diéguez, Verena Alberti, entre otras. Además de estos, se invita al diálogo al bufóna Tartaruga, quien propone críticas y provocaciones sobre la práctica artística y las reflexiones del autora. Frente a los desafíos del tiempo, el teatro también se encarga de revisar discursos y modos de creación, dejándose caer para descubrir otras miradas, conectadas con el contexto social y el tiempo que habitamos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2895)Artes Cênicas (221)
Este item está licenciado na Creative Commons License