A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial
dc.contributor.author | Mautone, Guilherme | pt_BR |
dc.contributor.author | Vasques, Carla Karnoppi | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, André Luís de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-03T05:10:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1645-1384 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/252302 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo procura sugerir uma outra possibilidade de pesquisa na área da educação especial ao chamar a atenção para a existência de perguntas anteriores no campo. Nesse sentido, a ideia de uma reorientação filosófica demanda certa recolocação da metafísica, ao suscitar a questão anterior sobre a natureza dos sujeitos da educação especial. O artigo pretende oferecer uma alternativa de resposta pelo viés de uma virada linguística, a partir das ideias de Wittgenstein. Essa virada apresenta-se, sobretudo, como crítica à perspectiva médica, seus desdobramentos metafísicos e, posteriormente, epistemológicos e éticos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to suggest another possibility of research in the field of special education by putting forward the existence of previous questions - philosophical questions - within the field. Thus, emerges the idea of a philosophical reorientation that demands a sort of metaphysical interest on the nature of the subject of special education. The work intends to offer an alternative response to that question through a linguistic turn on the field, substantiated by Wittgenstein. This linguistic turn is developed as a critical response mainly to the medical perspective on special education and its metaphysical and ethical employments | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Currículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 21, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 52-71 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Language | en |
dc.subject | Filosofia da educação | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Special education | en |
dc.subject | Subjec | en |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Philosophy of education | en |
dc.title | A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001154185 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)