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dc.contributor.authorTiriba, Leapt_BR
dc.contributor.authorFlores, Maria Luiza Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2022-12-02T04:53:58Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2175-6600pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252216pt_BR
dc.description.abstractO artigo traz ao debate a posição de autores que questionam o estabelecimento de uma Base Nacional Comum Curricular (SILVA, 2000; MACEDO, 2003; 2014; CORAZZA, 2016) e, a partir de documentos legais vigentes para a educação infantil, ratifica uma concepção curricular que tenha como eixo as interações e a brincadeira (BRASIL, 2009). A seguir, critica, nas versões primeiras da Base, a exclusividade de referências paradigmáticas ocidentais, em detrimento de visões de mundo, de povos e comunidades tradicionais brasileiras (CRUZ, 2012; SANTOS, 2001), especialmente no que se refere a relações entre Natureza e seres humanos. Ao final, defende o respeito à condição biofílica das crianças (SPINOZA, 2009) como pressuposto para o desenvolvimento de uma perspectiva ecológica, desde a educação infantilpt_BR
dc.description.abstractA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: EM DEFESA DAS CRIANÇAS COMO SERES DA NATUREZA, HERDEIRAS DAS TRADIÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS Léa Tiriba (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO) –tiribalea@gmail.com Maria Luiza Rodrigues Flores (Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS) – malurflores@gmail.com RESUMO: O artigo traz ao debate a posição de autores que questionam o estabelecimento de uma Base Nacional Comum Curricular (SILVA, 2000; MACEDO, 2003; 2014; CORAZZA, 2016) e, a partir de documentos legais vigentes para a educação infantil, ratifica uma concepção curricular que tenha como eixo as interações e a brincadeira (BRASIL, 2009). A seguir, critica, nas versões primeiras da Base, a exclusividade de referências paradigmáticas ocidentais, em detrimento de visões de mundo, de povos e comunidades tradicionais brasileiras (CRUZ, 2012; SANTOS, 2001), especialmente no que se refere a relações entre Natureza e seres humanos. Ao final, defende o respeito à condição biofílica das crianças (SPINOZA, 2009) como pressuposto para o desenvolvimento de uma perspectiva ecológica, desde a educação infantil. Palavras-chave: Base Nacional Curricular Comum. Educação infantil. Relações entre seres humanos e Natureza. CHILDREN’S EDUCATION IN THE CONTEXT OF THE NATIONAL CURRICULUM: IN DEFENSE OF CHILDREN AS BEINGS OF NATURE AND INHERITORS OF BRAZILIAN CULTURAL TRADITIONS ABSTRACT: The article brings to debate the position of authors who question the establishment of a Common National Base Curriculum (SILVA, 2000; MACEDO, 2003; 2014; CORAZZA, 2016); and from statutory documents for Early Childhood Education, ratifies a conception of curriculum that has as a center line interactions and play (BRAZIL, 2009). Following, criticizes, on the first Base versions, the exclusivity of Western paradigmatic references to the detriment of worldviews of peoples and traditional Brazilian communen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDebates em Educação. Alagoas, MA. Vol. 8, n. 16 (jul./dez. 2016), p. 157-183pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNational Curriculum Common Baseen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectRelationships between humans and natureen
dc.titleA educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeChildren’s education in the context of the national curriculum : traditions in defense of children as beings of nature and inheritors of brazilian culturalen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001019120pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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