A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras
dc.contributor.author | Tiriba, Lea | pt_BR |
dc.contributor.author | Flores, Maria Luiza Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-02T04:53:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-6600 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/252216 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo traz ao debate a posição de autores que questionam o estabelecimento de uma Base Nacional Comum Curricular (SILVA, 2000; MACEDO, 2003; 2014; CORAZZA, 2016) e, a partir de documentos legais vigentes para a educação infantil, ratifica uma concepção curricular que tenha como eixo as interações e a brincadeira (BRASIL, 2009). A seguir, critica, nas versões primeiras da Base, a exclusividade de referências paradigmáticas ocidentais, em detrimento de visões de mundo, de povos e comunidades tradicionais brasileiras (CRUZ, 2012; SANTOS, 2001), especialmente no que se refere a relações entre Natureza e seres humanos. Ao final, defende o respeito à condição biofílica das crianças (SPINOZA, 2009) como pressuposto para o desenvolvimento de uma perspectiva ecológica, desde a educação infantil | pt_BR |
dc.description.abstract | A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: EM DEFESA DAS CRIANÇAS COMO SERES DA NATUREZA, HERDEIRAS DAS TRADIÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS Léa Tiriba (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO) –tiribalea@gmail.com Maria Luiza Rodrigues Flores (Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS) – malurflores@gmail.com RESUMO: O artigo traz ao debate a posição de autores que questionam o estabelecimento de uma Base Nacional Comum Curricular (SILVA, 2000; MACEDO, 2003; 2014; CORAZZA, 2016) e, a partir de documentos legais vigentes para a educação infantil, ratifica uma concepção curricular que tenha como eixo as interações e a brincadeira (BRASIL, 2009). A seguir, critica, nas versões primeiras da Base, a exclusividade de referências paradigmáticas ocidentais, em detrimento de visões de mundo, de povos e comunidades tradicionais brasileiras (CRUZ, 2012; SANTOS, 2001), especialmente no que se refere a relações entre Natureza e seres humanos. Ao final, defende o respeito à condição biofílica das crianças (SPINOZA, 2009) como pressuposto para o desenvolvimento de uma perspectiva ecológica, desde a educação infantil. Palavras-chave: Base Nacional Curricular Comum. Educação infantil. Relações entre seres humanos e Natureza. CHILDREN’S EDUCATION IN THE CONTEXT OF THE NATIONAL CURRICULUM: IN DEFENSE OF CHILDREN AS BEINGS OF NATURE AND INHERITORS OF BRAZILIAN CULTURAL TRADITIONS ABSTRACT: The article brings to debate the position of authors who question the establishment of a Common National Base Curriculum (SILVA, 2000; MACEDO, 2003; 2014; CORAZZA, 2016); and from statutory documents for Early Childhood Education, ratifies a conception of curriculum that has as a center line interactions and play (BRAZIL, 2009). Following, criticizes, on the first Base versions, the exclusivity of Western paradigmatic references to the detriment of worldviews of peoples and traditional Brazilian commun | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Debates em Educação. Alagoas, MA. Vol. 8, n. 16 (jul./dez. 2016), p. 157-183 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | National Curriculum Common Base | en |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | en |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Relationships between humans and nature | en |
dc.title | A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras | pt_BR |
dc.title.alternative | Children’s education in the context of the national curriculum : traditions in defense of children as beings of nature and inheritors of brazilian cultural | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001019120 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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