Little brother(s) : sobre o monitoramento de câmeras nas escolas de educação infantil
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Maria Bernadette Castro | pt_BR |
dc.contributor.author | Roque, Bianca de Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-08-25T04:18:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/25218 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho deteve-se no estudo sobre o monitoramento de câmeras com acesso on-line na sala de aula, adotado em escolas de educação infantil situadas na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Ao entender que esse tipo de vigilância é amparado pela lógica de uma sociedade pós-moderna (de consumo, de controle), essa investigação consistiu em apontar discursos que possam justificar esse monitoramento. Além disso, buscou-se que ações estão sendo produzidas a partir da visibilidade proporcionada pelas câmeras na sala de aula, ou seja, como estão sendo produzidas as subjetividades de professoras e crianças. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com uma diretora, uma mãe e três professoras. As análises apoiam-se nas abordagens de Michel Foucault e autores como Gilles Deleuze, Cristianne Rocha, Cláudia Santos, Rosa Fischer. Entre as considerações desse estudo foi possível apontar os discursos médicos que sustentam a necessidade do cuidado fecundo das famílias às crianças menores de 3 anos e os discursos da mídia que, ao ressaltarem o aumento da violência, justificam a necessidade das novas tecnologias no ambiente escolar para assegurar proteção. Quanto à produção de subjetividades, foi possível detectar investimentos para além do cuidado à criança pautando-se no corpo da professora. Ademais, foi percebido um autogoverno da professora e estratégias de resistência às câmeras. Quanto às crianças foi observada uma manifestação daquelas com idade mais avançada (4 e 5 anos), diante dessa tecnologia. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Vigilância | pt_BR |
dc.title | Little brother(s) : sobre o monitoramento de câmeras nas escolas de educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000752543 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1371)