Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Susana Rangel Vieira dapt_BR
dc.contributor.authorZanotelli, Fabíolapt_BR
dc.date.accessioned2010-08-25T04:18:28Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25215pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo pretende compreender como a cultura visual, os artefatos e as pedagogias culturais corroboram na construção de modos de ser menino e menina em um grupo de crianças de 5 e 6 anos. A investigação ocorreu em uma turma de jardim B de uma Escola de Educação Infantil da rede municipal de Porto Alegre, situada na periferia da cidade. A pesquisa, de caráter qualitativo, caracteriza-se como um estudo de caso. Como ferramentas de geração de dados foram realizadas entrevistas conversadas, observações do cotidiano escolar e gravações. Para discutir minhas reflexões a cerca do tema valho-me das abordagens de Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro, Fernando Hernández, Shirley Steinberg, Susana Rangel Vieira da Cunha, entre outros autores reconhecidos pelas relevantes publicações na área dos Estudos Culturais. As análises empreendidas apontam que as identidades infantis são múltiplas, singulares, complexas e mutáveis. Em uma concepção pós-estruturalista, entende-se aqui a linguagem como constituidora de identidade(s) e as imagens como uma forma de linguagem muito presente na contemporaneidade, enfatizando que os espaços escolares precisam estar atentos a isto.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectPedagogia culturalpt_BR
dc.titleAprendendo a ser menino e menina : a construção de identidades emergentes em uma turma de jardim nível Bpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000752534pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples