O desenho no desenvolvimento cognitivo da criança
dc.contributor.advisor | Weber, Dorcas Janice | pt_BR |
dc.contributor.author | Treviso, Simone | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-01T04:53:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/252148 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como principal objetivo compreender de que forma o desenho está relacionado ao desenvolvimento cognitivo infantil. Para isso foi realizada uma pesquisa-ação composta de um estudo teórico sobre o tema, no qual se buscou trazer autores que abordaram o tema e os conceitos a ele relacionados e, ainda, resultados de ações realizadas com crianças da Educação Infantil, nas quais foram realizadas proposições em desenho para perceber de que forma o desenho está relacionado com o desenvolvimento cognitivo das crianças. Uma observação sobre as narrativas visual e oral das crianças, evidencia que o desenho auxilia na organização de narrativas orais e vice-versa e, com isso, a criança desenvolve sua comunicação com as demais pessoas. Por isso, a ação de desenhar, nesta fase, é muito importante para o seu crescimento físico e, principalmente, para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Por fim, esta pesquisa trouxe a transparência necessária para reforçar o entendimento sobre o tema estudado e conseguir reafirmar a ideia de que o desenho é importante no processo de ensino aprendizagem visto que tem papel significativo no desenvolvimento cognitivo das crianças. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main objective of this work was to understand how drawing is related to children's cognitive development. For this, an action research was carried out, consisting of a theoretical study on the subject, in which we sought to bring authors who approach the subject and the concepts related to it and, also, results of actions developed with children of Childhood Education, in which propositions were presented in drawing to understand how drawing is related to children's cognitive development. One observed on the visual and oral narratives of children, evidence that the drawing helps in the organization of oral narratives and vice versa and, with this, the child develops his communication with other people. Therefore, the action of drawing, at this stage, is very important for their physical growth and, mainly, for the child's cognitive and emotional development. Finally, this research brought a reinforcement to reinforce the idea of studying a topic of children's cognitive development since it is significant in the development process of children who have significant development. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Childhood education | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Cognitive development | en |
dc.subject | Desenho infantil | pt_BR |
dc.subject | Drawing | en |
dc.title | O desenho no desenvolvimento cognitivo da criança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001154153 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)