O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas
dc.contributor.advisor | Pereira, Diego Carlos | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Valdeci dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-01T04:51:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/252079 | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema deste trabalho é “O Ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Revisões Bibliográficas e Propostas Pedagógicas”. A necessidade de se considerar a área das ciências humanas no contexto educacional, especialmente a disciplina de história, a qual forma sujeitos críticos, aponta que esta aproximação precisa ser feita desde o início da formação e não somente nos anos finais de ensino. Dessa forma, questionaremos a evolução do ensino de história ao longo dos anos e sobre como ela é caracterizada em determinados tempos históricos. A questão da didática de ensino que exige do educador formas que propiciem um ensino construtivo e significativo na formação. Como resultados, apontamos o contexto de história local como meio de materialização do ensino de história, visto que o estudante absorve as informações à medida que lhe é ofertado vivências com o que lhe é demonstrado na teoria. Finalizaremos com uma proposta pedagógica de ensino, a qual remete ao patrimônio material local, e essa pode ser adaptada em outros planos futuros de acordo com a realidade a ser aproximada. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work purpose is "The History teaching in the Elementary School: Bibliographic Reviews and Pedagogical Proposals”. The need to consider the area of human sciences in the educational context, especially the History as a school subject, which is responsible to have critical subjects, and points out that this approach needs to be made from the Elementary School and not only in the Secondary School. In this way, we will question the evolution of History teaching over the years and how it is characterized in certain historical times. The issue of teaching didactics that requires from the educator forms that provide a constructive teaching and meaningful formation. As a result, we point out the context of history place as a mean of materializing the History teaching, since the student absorbs the information in the way it is offered experiences and with it is demonstrated in theory. We will end with a pedagogical proposal for teaching, which refers to the material heritage location, and it can be adapted in other future plans according to the reality to be approximate. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Didactics in history teaching | en |
dc.subject | História : Ensino : Didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental : Séries iniciais | pt_BR |
dc.subject | Teaching history in the elementary school | en |
dc.subject | History place | en |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Teaching sequence | en |
dc.title | O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : revisão bibliográfica e propostas pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001154157 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)