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dc.contributor.advisorMutz, Andresa Silva da Costapt_BR
dc.contributor.authorMyron, Sara Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T04:51:51Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252078pt_BR
dc.description.abstractSob o prisma das Pedagogias Culturais, que parte do pressuposto de que somos educados não somente pelos espaços formais de ensino, mas também pela cultura, o recorte deste trabalho é composto pelas imagens veiculadas em 12 capas da revista Nova Escola, edições publicadas no ano de 2011. Buscou-se realizar conexões com a Pedagogia do Feminino a partir do seguinte questionamento: Como é representada a docência nas narrativas sobre o Concurso Orgulho de Ser Professora, na Revista Nova Escola? Realizo a leitura crítica de imagens e faço análise sobre a naturalização da docência como algo intrínseco ao feminino. Os resultados mostraram que esse artefato atua como pedagogia cultural na medida em que, através da representação das imagens dos docentes, mostra sua influência pelos ideais de mulher. Este propaga normas sociais sobre o que é ser um professor orgulhoso de sua profissão, as mesmas que são exaltadas pela sociedade. Entretanto, surgem rupturas ao instituído, à verdade, à naturalidade, através das poucas capas da Revista Nova Escola em que aparecem professores homens. Pensar diferente e construir novos significados foi um dos convites feitos neste estudo, no qual busquei indicar que não existem compreensões definitivas sobre um tema como este.pt_BR
dc.description.abstractFrom the Cultural Pedagogies’ perspective, it’s understood that we are educated not only by formal education spaces, but also by culture. Formed by the analysis of 12 Nova Escola magazine’s cover published in 2011, this paper aimed to connect it with the feminine pedagogy by questioning how decency is represented in narratives about Revista Nova Escola’s “Orgulho de Ser Professora” contest. With a critical view, it’s analyzed the naturalization of teaching as an intrinsic feminine subject. The results show that is artifact act as cultural pedagogy in which educator’s image are influenced by women’s expectations and propagations social norms about being a proud teacher. Although there are some breaking with the established, this research indicates that there are no definitive conclusions about a theme like this one.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultural pedagogiesen
dc.subjectNova Escola (Revista)pt_BR
dc.subjectPedagogia culturalpt_BR
dc.subjectNova Escola Magazineen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFeminine pedagogyen
dc.titlePedagogias culturais e produção de subjetividades docentes no Concurso “Orgulho de ser professor”, da Revista Nova Escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001154148pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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