Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKlein, Rejane Ramospt_BR
dc.contributor.authorAntunes, Sandra Marquespt_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T04:51:51Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252077pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa trata sobre o impacto da não reprovação escolar na prática dos professores do Ensino Fundamental, nos anos iniciais. A pergunta central deste trabalho é: “Qual o impacto da não reprovação escolar na prática dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Como aporte teórico o estudo se pautou nos seguintes autores: Luckesi (1995), Viera (2010), Christofari (2006), Santos (2013), Boff (2010), Silveira (2016), Figueiredo e Avanzi (2010), Almeida (2019), Nunes (2010) e Gil (2018). A metodologia da pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, tendo como campo de pesquisa uma escola de Ensino Fundamental em um município da Serra Gaúcha. Foi utilizado para coleta de dados uma entrevista com a supervisora e aplicação de questionário com oito professores a fim de identificar como percebem o projeto de reforço escolar oferecido pela escola a determinados alunos que apresentam dificuldades para acompanhar a turma. Como resultados o estudo aponta para evidência de uma complexidade envolvida no processo de escolarização e acompanhamento das aprendizagens dos alunos. A reprovação precisa ser vista como a última alternativa da escola, pois ela necessariamente deve oferecer propostas diferenciadas com diversos tipos de recursos e oportunidades para todas as crianças nessa etapa inicial da escolarização. Percebe-se com esse estudo que os desafios são muitos e, por vezes, estão além do alcance da escola. Primeiro, passa pelo apoio da rede de ensino para a criação de projetos como esse que possam contribuir com as práticas docentes. Segundo passa pelo envolvimento dos docentes nessa proposta, revistando-a e avaliando-a constantemente. E terceira, passa pelas famílias, pois depois de identificadas as questões pelo professor, a conversa é realizada com os responsáveis, para a conscientização tanto da família quanto do próprio aluno, sobre a importância de buscar esse apoio. Considera-se que se faz necessário pensar juntos, professores e famílias para não apenas reforçar o que os alunos não sabem, mas oferecer propostas significativas que possam contribuir na aprendizagem mais efetiva de todos. Nesse sentido, também a avaliação precisa ser revista a fim construir uma proposta mais adequada a realidade da escola.pt_BR
dc.description.abstractThis research deals with the impact of not failing grades on the practice of elementary school teachers in the early years. The central question of this work is: "What is the impact of not failing in school on the practice of teachers of the early years of elementary education? As a theoretical basis, the study was based on the following authors: Luckesi (1995), Viera (2010), Christofari (2006), Santos (2013), Boff (2010), Silveira (2016), Figueiredo and Avanzi (2010), Almeida (2019), Nunes (2010) and Gil (2018). The research methodology was conducted through a qualitative approach, having as research field an elementary school in one city of Serra Gaucha region. For data collection, it was used an interview with the supervisor and the application of a questionnaire with eight teachers in order to identify how they perceive the school tutoring project offered by the school to certain students who present difficulties to keep up with the class. As results, the study points to evidence of a complexity involved in the process of schooling and monitoring of student learning. Reproach needs to be seen as the last alternative for the school, because it must necessarily offer differentiated proposals with various types of resources and opportunities for all children in this initial stage of schooling. This study shows that the challenges are many and, sometimes, beyond the school's reach. First, it involves the support of the school system for the creation of projects such as this one that can contribute to the teaching practices. Second, it involves the teachers' involvement in this proposal, reviewing and evaluating it constantly. And thirdly, it goes through the families, because after the issues are identified by the teacher, a conversation is held with the parents or guardians, to make both the family and the student him/herself aware of the importance of seeking this support. It is considered that it is necessary to think together, teachers and families, not only to reinforce what the students don't know, but to offer meaningful proposals that can contribute to the more effective learning of all. In this sense, the evaluation also needs to be reviewed in order to build a more adequate proposal to the school's reality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReprovação escolarpt_BR
dc.subjectSchool failureen
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectTeaching practicesen
dc.subjectEnsino fundamental : Séries iniciaispt_BR
dc.subjectSchool tutoringen
dc.titleProjeto de reforço escolar : contribuições para evitar a reprovação escolar nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001154140pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples