Representações de professores sobre letramento na educação de surdos
dc.contributor.advisor | Thoma, Adriana da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Monticelli, Carolina Israel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-08-25T04:18:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/25205 | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa tem como objetivo conhecer e problematizar as representações de professores sobre o letramento de alunos surdos. A pesquisa foi desenvolvida através de entrevistas com seis professoras, sendo dessas duas surdas e quatro ouvintes, que atuam com alunos surdos nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola de surdos no município de Porto Alegre. Como referencial teórico, utilizo os Estudos Culturais e os Estudos Surdos, a partir dos conceitos de representação e letramento visual. As perguntas feitas versam sobre os significados do letramento para surdos e as respostas como: "dificuldade”, “não gostam”, “rejeitam”, “dificuldade de compreensão”, “tem que estar incentivando..." aparecem com freqüência. As professoras surdas acham importante a aprendizagem escrita para autonomia do surdo, uso social: “faculdade, mercado de trabalho, vestibular, futuro”. Todas as entrevistadas concordam que o acesso à língua de sinais é fundamental para a compreensão e contextualização do português escrito e pontuaram a relevância no uso da imagem, do visual para o entendimento do surdo. Algumas professoras referem pouca abordagem de questões que envolvem a educação de surdos em suas formações, fato este que pode estar correlacionado com suas representações. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.title | Representações de professores sobre letramento na educação de surdos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000751693 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1396)