Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorThoma, Adriana da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMonticelli, Carolina Israelpt_BR
dc.date.accessioned2010-08-25T04:18:25Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25205pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa tem como objetivo conhecer e problematizar as representações de professores sobre o letramento de alunos surdos. A pesquisa foi desenvolvida através de entrevistas com seis professoras, sendo dessas duas surdas e quatro ouvintes, que atuam com alunos surdos nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola de surdos no município de Porto Alegre. Como referencial teórico, utilizo os Estudos Culturais e os Estudos Surdos, a partir dos conceitos de representação e letramento visual. As perguntas feitas versam sobre os significados do letramento para surdos e as respostas como: "dificuldade”, “não gostam”, “rejeitam”, “dificuldade de compreensão”, “tem que estar incentivando..." aparecem com freqüência. As professoras surdas acham importante a aprendizagem escrita para autonomia do surdo, uso social: “faculdade, mercado de trabalho, vestibular, futuro”. Todas as entrevistadas concordam que o acesso à língua de sinais é fundamental para a compreensão e contextualização do português escrito e pontuaram a relevância no uso da imagem, do visual para o entendimento do surdo. Algumas professoras referem pouca abordagem de questões que envolvem a educação de surdos em suas formações, fato este que pode estar correlacionado com suas representações.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.titleRepresentações de professores sobre letramento na educação de surdospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000751693pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples