Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWeber, Dorcas Janicept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Juliana Souza da Silva dept_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T04:54:08Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252043pt_BR
dc.description.abstractA educação tem por objetivo formar o indivíduo para a vida e, para isso, é essencial que em sua formação ele tenha contato e experiências com o mundo e sua cultura. Estas experiências permitem que ele se aproprie de culturas diversas e, também, reproduza a sua cultura e seus saberes, compreendendo melhor a si e aos outros. Este trabalho versa sobre a cultura, apropriação de patrimônio e formação integral e teve por objetivo compreender como os espaços culturais podem ser potenciais educativos para os processos de ensino e aprendizagem que ocorrem no contexto escolar. Para tal foi realizada uma uma pesquisa bibliográfica acerca de teorizações sobre conceito de museus e sobre o Museu Estadual do Carvão. Ainda, foi realizada uma pesquisação na qual foi elaborado um projeto, desenvolvido junto ao estágio de docência, propondo ações educativas a serem realizadas na escola que integrassem o museu e currículo escolar. O resultado desta pesquisa mostra a potencialidade das atividades em sala de aula que agregam os contextos históricos e culturais do espaço pesquisado e seus desdobramentos nos componentes curriculares.pt_BR
dc.description.abstractEducation aims to train the individual for life and, for that, it is essential that in his training he has contact and experiences with the world and its culture. These experiences allow him to appropriate different cultures and also reproduce their culture and knowledge, better understanding himself and others. This work deals with culture, appropriation of heritage and integral formation and aimed to understand how cultural spaces can be educational potential for the teaching and learning processes that occur in the school context. For this, a bibliographic research was carried out on theorizations about the concept of museums and about the State Coal Museum. Still, a research was carried out in which a project was elaborated, developed along with the teaching internship, proposing educational actions to be carried out in the school that integrate the museum and school curriculum. The result of this research shows the potential of activities in the classroom that add the historical and cultural contexts of the researched space and its consequences in the curricular components.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMuseu Estadual do Carvão (Arroio dos Ratos, RS)pt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectMuseumen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectState Coal Museumen
dc.subjectHeritage educationen
dc.subjectInterdisciplinaryen
dc.titleMuseu Estadual do Carvão como local de aprendizagem : possibilidades pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001154046pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples