Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire
dc.contributor.advisor | Zitkoski, Jaime José | pt_BR |
dc.contributor.author | Durant, Lidiane Marques | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-08-25T04:18:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/25203 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo pretende problematizar, segundo o livro A Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire, quais os elementos relevantes para se ser um bom profissional docente e que fatores competem exclusivamente ao exercício de ser um professor/educador, partindo da discussão apresentada no livro sobre as dimensões epistemológicas, antropológicas e políticas que envolvem a profissão docente. A escolha da temática de estudo sobre a formação de professores se deu ao longo do meu percurso acadêmico, através do que abstrai das mini-práticas e estágio de docência no que se refere ao comprometimento e entendimento da importância da profissão docente. A pesquisa tem caráter exclusivamente bibliográfico, lançando um olhar reflexivo a partir da leitura de “A Pedagogia da Autonomia”. Assim, percebeu-se que o comprometimento pedagógico em relação à realidade dos educandos e a reflexão sobre a ação docente são elementos fundamentais para uma prática coerente de todo profissional docente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000750900 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
