Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Diego Carlospt_BR
dc.contributor.authorGomes, Fabiana de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T04:53:23Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251989pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar as possíveis rupturas dos scripts de gênero nas obras de Literatura Infantil que compõem a coleção intitulada ‘A Revolução das Princesas’, lançada em 2018 pela Plan International Brasil. Tratam-se de releituras de contos de fadas clássicos, em quatro livros que recontam as histórias de Ariel, Aurora, Cinderela e Rapunzel, nas quais as protagonistas assumem um papel ativo na condução das histórias, diferentemente do que ocorre nas versões tradicionais. A pesquisa, caracterizada como qualitativa, de caráter exploratório e descritivo e inscrita no campo das teorias pós-críticas em educação, utiliza a análise de discurso como técnica metodológica, articulando referenciais teóricos dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero para tal. Partindo de conceitos-base como Pedagogias Culturais (ANDRADE; COSTA, 2017; SILVA, 2015), Pedagogias de Gênero e de Sexualidade (SABAT, 2001; LOURO, 1987; 2007; 2008; 2014), representações de gênero e infância (GUIZZO, 2013; FERREIRA, 2013; ARGÜELLO, 2013; RAEL, 2013; GOELLNER, 2012) e scripts de gênero (FELIPE, 2019), é possível perceber que os artefatos culturais analisados questionam os padrões de feminilidades e de masculinidades vigentes nas versões originais dos contos de fadas e, portanto, provocam rupturas nos scripts de gênero e na normatividade hegemônica, agindo pedagogicamente na construção de identidades e de subjetividades do público leitor.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the potential ruptures of gender scripts in Children's Literature books that belong to the 'The Princesses’ Revolution' collection, released in 2018 by Plan International Brasil. This collection deals with reinterpretations of classical fairy tales, in four books which retell the stories of Ariel, Aurora, Cinderella and Rapunzel, where all protagonists assume an active role to lead the stories, unlike the traditional versions. This qualitative research, defined as exploratory and descriptive and inscribed in the field of post-critical theories in education, uses discourse analysis as a methodological approach, considering the theoretical references from Cultural Studies and Gender Studies. Supported by concepts such as Cultural Pedagogies (ANDRADE; COSTA, 2017; SILVA, 2015), Gender and Sexuality Pedagogies (SABAT, 2001; LOURO, 1987; 2007; 2008; 2014), gender representations and childhood (GUIZZO, 2013; FERREIRA, 2013; ARGÜELLO, 2013; RAEL, 2013; GOELLNER, 2012) and gender scripts (FELIPE, 2019), it is possible to notice that the cultural artifacts analyzed in this research questions the patterns of femininity and masculinity prevailing in the original versions of the fairy tales and, therefore, provoke ruptures in the gender scripts and in the hegemonic normativity, pedagogically acting in the construction of reader's identities and subjectivities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectFairy talesen
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectCultural studiesen
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectGender studiesen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectChildren’s literatureen
dc.titleRecontando clássicos sob a ótica dos estudos de gêneropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001154019pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples