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dc.contributor.advisorPereira, Diego Carlospt_BR
dc.contributor.authorKratz, Carla Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T04:53:19Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251981pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo problematizar as relações entre educação infantil e a natureza sob a ótica das propostas pedagógicas. Para isso foirealizado, além de uma revisão bibliográfica sobre o tema, uma observação participante na Escola de Educação infantil Bosque Alecrim, de Nova Petrópolis-RS,que tem como base de seu currículo a pedagogia Waldorf. A pesquisa utilizou da metodologia qualitativa para análise das observações. Destaca-se nas análises e discussões a observação da importância da natureza como elemento produtor de saúde, criatividade e respeito aos direitos de pleno desenvolvimento das crianças, muito além de defender esta ou aquela proposta pedagógica. Em diferentes tópicos de análise, buscou-se refletir sobre como a natureza se traduz dentro da Pedagogia Waldorf, em relação a educação infantil e problematizações correlacionadas. Sob a ótica do desemparedamento das atividades em educação infantil e da superação davisão da natureza como lugar de sujeira, medo ou perigo, consideramos que éessencial revisarmos nossos conceitos pré-estabelecidos sobre rotinas e espaços tradicionais da nossa educação dando espaço para o acolhimento dos ritmos naturais de nossas crianças dentro dos processos pedagógicos, sendo fundamental nos aprofundarmos sobre o tema por meio de novas pesquisas com diferentes olhares e metodologias sobre o tema.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to problematize the relationship between earlychildhood education and nature from the perspective of pedagogical proposals. Forthis, in addition to a bibliographic review on the subject, a participant observation wascarried out at the Escola de Educação Infantil Bosque Alecrim, in Nova Petrópolis-RS, whose curriculum is based on the Waldorf Pedagogy. The research usedqualitative methodology to analyze the observations. In the analyzes anddiscussions, the observation of the importance of nature as a producer of health,creativity and respect for children's rights to full development stands out, far beyonddefending this or that pedagogical proposal. In different topics of analysis, we soughtto reflect on how nature is translated within Waldorf Pedagogy, in relation to earlychildhood education and correlated problematizations. From the perspective of theseparation of activities in early childhood education and the overcoming of the viewof nature as a place of dirt, fear or danger, we consider that it is essential to reviewour pre-established concepts about routines and traditional spaces of our education,giving space for the reception of the natural rhythms of our children within thepedagogical processes, and it is essential to delve deeper into the subject throughnew research with different perspectives and methodologies on the subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChild educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectNatureen
dc.subjectPedagogia Waldorfpt_BR
dc.subjectWaldorf pedagogyen
dc.titleA natureza e a infância : um olhar sobre as propostas pedagógicas e a pedagogia Waldorfpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001153976pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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