Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMutz, Andresa Silva da Costapt_BR
dc.contributor.authorPlauth, Elisanept_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T04:52:40Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251943pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa se desenvolveu através da construção do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, onde tive como objetivo responder a seguinte questão: Que lições sobre a ciência o desenho animado Show da Luna ensina? Buscou-se subsídios teóricos relacionados ao ensino de Ciências, Pedagogia Cultural e Ludicidade. No que se refere à metodologia, a pesquisa se constituiu como qualitativa na modalidade exploratória. Para compor o material empírico, foram selecionados três episódios do desenho Show da Luna mais assistidos no canal do Youtube. Dentre os resultados obtidos, destaco a presença da dúvida, como princípio científico. Tratam-se de episódios que englobam o ensino de ciência e a ludicidade, onde sempre a protagonista Luna levanta questionamentos durante o desenho, fazendo experimentos, para obter as respostas às suas perguntas sobre fenômenos do cotidiano. Outro ponto a destacar é a centralidade da representação feminina de cientista, uma vez que Luna é protagonista. Com isto conclui-se, portanto, que o desenho animado pode ser um mediador pedagógico no ensino de Ciências, constituindo-se como alternativa didática para mediar o ensino por meio de três importantes elementos: a centralidade da dúvida no fazer científico, a ludicidade no ensino e a diversidade na representação de quem faz ciência, com destaque para o papel das meninas.pt_BR
dc.description.abstractThis research was developed through the construction of the Pedagogy Course Completion Work, where I aimed to answer the following question: What lessons about science does the cartoon Show da Luna teach? Theoretical subsidies related to the teaching of Science, Cultural Pedagogy and Ludicity were sought. Regarding the methodology, the research was constituted as qualitative in the exploratory modality. To compose the empirical material, three episodes of the show Show da Luna most watched on the Youtube channel were selected. Among the results obtained, I highlight the presence of doubt as a scientific principle. These are episodes that encompass science teaching and playfulness, where the protagonist Luna always raises questions during the drawing, carrying out experiments, to obtain the answers to her questions about everyday phenomena. Another point to highlight is the centrality of the female representation of scientist, since Luna is the protagonist. With this, it is concluded, therefore, that the cartoon can be a pedagogical mediator in science teaching, constituting itself as a didactic alternative to mediate teaching through three important elements: the centrality of doubt in scientific practice, playfulness in the teaching and diversity in the representation of those who do science, with emphasis on the role of girls.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectO Show da Luna (Programa de televisão)pt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectCiências : Ensinopt_BR
dc.subjectPlayfulnessen
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectFeminineen
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectCultural pedagogyen
dc.subjectPedagogia culturalpt_BR
dc.subjectLuna's show drawingen
dc.titleLições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001154012pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples