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dc.contributor.authorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-26T05:01:45Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1984-8226pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251894pt_BR
dc.description.abstractSob o Paradigma da Complexidade (Morin), propõe-se pensar a imagem sob três enfoques principais: imagem físico-visível, imagem-linguagem e imagem-conceito. Apresenta-se a compreensão/explicação de imagem-conceito como construto simbólico, complexo e sintetizante, de caráter judicativo/caracterizante e provisório, realizada pela alteridade mediante permanentes tensões dialógicas, dialéticas e recursivas, intra e entre uma diversidade de elementos-força, tais como a cultura, os saberes prévios, a subjetividade e as expectativas. Afi rma-se a tese de que a imagem-conceito, anterior à comunicação, realiza-se no âmbito da signifi cação, tendo a comu-nicação como um dos seus principais processos potencializadorespt_BR
dc.description.abstractUnder the Paradigm of Complexity (Morin) we can consider the image in three main approaches: physical-visible image, language-image and concept-image. Th e under-standing/ explaining of the concept-image is presented as a symbolic construct, which is also complex and synthesizing. It has a judging/characterizing and provisional character, performed by the alterity based on constant dialogical, dia-lectic and recursive tensions, within and between a diversity of strength-elements, such as culture, the prior knowledge, the subjectivity and expectations. Th e thesis affi rms that the concept-image, prior to communication, is held within the signifi cation, which has communication as one of its main process potentiators.en
dc.description.abstractBajo el paradigma de la Complejidad (Morin), se propone pensar la imagen bajo tres enfoques principales: imagen físico-visible, imagen-lenguaje e imagen-concepto. Se presenta la comprensión/explicación de la imagen-concepto como una construcción simbólica, compleja y sintetizante, de carácter judicático/caracterizante y provisorio, realizada por la alteridad mediante permanentes tensiones dialógicas, dialécticas y recursivas intra y entre una diversidad de elementos-fuerza, tales como la cultura, los saberes previos, la subjetividad y las expectativas. Se afi rma la tésis de que la imagen-concepto, anterior a la comunicación, se realiza en el ámbito de la signifi cación, teniendo la comunicación como uno de sus principales procesos potencializadoreses
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Fronteiras : estudos midiáticos. São Leopoldo, RS. Vol. 10, n. 3 (set./dez. 2008), p. 193-200pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImagem-conceitopt_BR
dc.subjectConcept-imageen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectSignificação (Comunicação)pt_BR
dc.subjectSignificationen
dc.subjectImagen-conceptoes
dc.subjectComunicaciónes
dc.subjectSignificaciónes
dc.titleSignificação e comunicação na construção da imagem-conceitopt_BR
dc.title.alternativeSignification and communication in the concept image construction en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000687538pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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