Significação e comunicação na construção da imagem-conceito
dc.contributor.author | Baldissera, Rudimar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-26T05:01:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-8226 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/251894 | pt_BR |
dc.description.abstract | Sob o Paradigma da Complexidade (Morin), propõe-se pensar a imagem sob três enfoques principais: imagem físico-visível, imagem-linguagem e imagem-conceito. Apresenta-se a compreensão/explicação de imagem-conceito como construto simbólico, complexo e sintetizante, de caráter judicativo/caracterizante e provisório, realizada pela alteridade mediante permanentes tensões dialógicas, dialéticas e recursivas, intra e entre uma diversidade de elementos-força, tais como a cultura, os saberes prévios, a subjetividade e as expectativas. Afi rma-se a tese de que a imagem-conceito, anterior à comunicação, realiza-se no âmbito da signifi cação, tendo a comu-nicação como um dos seus principais processos potencializadores | pt_BR |
dc.description.abstract | Under the Paradigm of Complexity (Morin) we can consider the image in three main approaches: physical-visible image, language-image and concept-image. Th e under-standing/ explaining of the concept-image is presented as a symbolic construct, which is also complex and synthesizing. It has a judging/characterizing and provisional character, performed by the alterity based on constant dialogical, dia-lectic and recursive tensions, within and between a diversity of strength-elements, such as culture, the prior knowledge, the subjectivity and expectations. Th e thesis affi rms that the concept-image, prior to communication, is held within the signifi cation, which has communication as one of its main process potentiators. | en |
dc.description.abstract | Bajo el paradigma de la Complejidad (Morin), se propone pensar la imagen bajo tres enfoques principales: imagen físico-visible, imagen-lenguaje e imagen-concepto. Se presenta la comprensión/explicación de la imagen-concepto como una construcción simbólica, compleja y sintetizante, de carácter judicático/caracterizante y provisorio, realizada por la alteridad mediante permanentes tensiones dialógicas, dialécticas y recursivas intra y entre una diversidad de elementos-fuerza, tales como la cultura, los saberes previos, la subjetividad y las expectativas. Se afi rma la tésis de que la imagen-concepto, anterior a la comunicación, se realiza en el ámbito de la signifi cación, teniendo la comunicación como uno de sus principales procesos potencializadores | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Fronteiras : estudos midiáticos. São Leopoldo, RS. Vol. 10, n. 3 (set./dez. 2008), p. 193-200 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Imagem-conceito | pt_BR |
dc.subject | Concept-image | en |
dc.subject | Communication | en |
dc.subject | Significação (Comunicação) | pt_BR |
dc.subject | Signification | en |
dc.subject | Imagen-concepto | es |
dc.subject | Comunicación | es |
dc.subject | Significación | es |
dc.title | Significação e comunicação na construção da imagem-conceito | pt_BR |
dc.title.alternative | Signification and communication in the concept image construction | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000687538 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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