Significação e comunicação na construção da imagem-conceito
Visualizar/abrir
Data
2008Autor
Tipo
Outro título
Signification and communication in the concept image construction
Assunto
Resumo
Sob o Paradigma da Complexidade (Morin), propõe-se pensar a imagem sob três enfoques principais: imagem físico-visível, imagem-linguagem e imagem-conceito. Apresenta-se a compreensão/explicação de imagem-conceito como construto simbólico, complexo e sintetizante, de caráter judicativo/caracterizante e provisório, realizada pela alteridade mediante permanentes tensões dialógicas, dialéticas e recursivas, intra e entre uma diversidade de elementos-força, tais como a cultura, os saberes prévios, a ...
Sob o Paradigma da Complexidade (Morin), propõe-se pensar a imagem sob três enfoques principais: imagem físico-visível, imagem-linguagem e imagem-conceito. Apresenta-se a compreensão/explicação de imagem-conceito como construto simbólico, complexo e sintetizante, de caráter judicativo/caracterizante e provisório, realizada pela alteridade mediante permanentes tensões dialógicas, dialéticas e recursivas, intra e entre uma diversidade de elementos-força, tais como a cultura, os saberes prévios, a subjetividade e as expectativas. Afi rma-se a tese de que a imagem-conceito, anterior à comunicação, realiza-se no âmbito da signifi cação, tendo a comu-nicação como um dos seus principais processos potencializadores ...
Abstract
Under the Paradigm of Complexity (Morin) we can consider the image in three main approaches: physical-visible image, language-image and concept-image. Th e under-standing/ explaining of the concept-image is presented as a symbolic construct, which is also complex and synthesizing. It has a judging/characterizing and provisional character, performed by the alterity based on constant dialogical, dia-lectic and recursive tensions, within and between a diversity of strength-elements, such as cultur ...
Under the Paradigm of Complexity (Morin) we can consider the image in three main approaches: physical-visible image, language-image and concept-image. Th e under-standing/ explaining of the concept-image is presented as a symbolic construct, which is also complex and synthesizing. It has a judging/characterizing and provisional character, performed by the alterity based on constant dialogical, dia-lectic and recursive tensions, within and between a diversity of strength-elements, such as culture, the prior knowledge, the subjectivity and expectations. Th e thesis affi rms that the concept-image, prior to communication, is held within the signifi cation, which has communication as one of its main process potentiators. ...
Resumen
Bajo el paradigma de la Complejidad (Morin), se propone pensar la imagen bajo tres enfoques principales: imagen físico-visible, imagen-lenguaje e imagen-concepto. Se presenta la comprensión/explicación de la imagen-concepto como una construcción simbólica, compleja y sintetizante, de carácter judicático/caracterizante y provisorio, realizada por la alteridad mediante permanentes tensiones dialógicas, dialécticas y recursivas intra y entre una diversidad de elementos-fuerza, tales como la cultur ...
Bajo el paradigma de la Complejidad (Morin), se propone pensar la imagen bajo tres enfoques principales: imagen físico-visible, imagen-lenguaje e imagen-concepto. Se presenta la comprensión/explicación de la imagen-concepto como una construcción simbólica, compleja y sintetizante, de carácter judicático/caracterizante y provisorio, realizada por la alteridad mediante permanentes tensiones dialógicas, dialécticas y recursivas intra y entre una diversidad de elementos-fuerza, tales como la cultura, los saberes previos, la subjetividad y las expectativas. Se afi rma la tésis de que la imagen-concepto, anterior a la comunicación, se realiza en el ámbito de la signifi cación, teniendo la comunicación como uno de sus principales procesos potencializadores ...
Contido em
Revista Fronteiras : estudos midiáticos. São Leopoldo, RS. Vol. 10, n. 3 (set./dez. 2008), p. 193-200
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40227)Ciências Sociais Aplicadas (4119)
Este item está licenciado na Creative Commons License