Análise experimental da influência de coifa, graxa e revestimento glidecote na análise modal de um eixo de transmissão
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Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho consiste em avaliar a influência da variação e da retirada de diferentes elementos (coifa, graxas em diferentes viscosidades e consistências e revestimento glidecote) utilizados na montagem de um eixo de transmissão, na análise modal experimental. Além disso, visa correlacionar com o resultado obtido na análise modal numérica. O experimento é baseado na determinação da frequência natural do componente em condições de montagem similares às do veículo. A frequência natural é determi ...
Este trabalho consiste em avaliar a influência da variação e da retirada de diferentes elementos (coifa, graxas em diferentes viscosidades e consistências e revestimento glidecote) utilizados na montagem de um eixo de transmissão, na análise modal experimental. Além disso, visa correlacionar com o resultado obtido na análise modal numérica. O experimento é baseado na determinação da frequência natural do componente em condições de montagem similares às do veículo. A frequência natural é determinada com o equipamento LMS SCADAS XS, usado em conjunto com um martelo para excitação forçada e um acelerômetro para aquisição da excitação. Os resultados obtidos para as graxas em diferentes viscosidades e consistências apresentaram variações irrelevantes quando comparadas com a graxa referência. Os resultados obtidos com a retirada gradativa dos elementos de montagem (coifa, graxa e glidecote) apresentaram uma variação significativa, chegando a um decréscimo de 35,85% na frequência natural para o caso de retirada de todos esses elementos, quando comparado ao conjunto original. A comparação entre a frequência natural encontrada na análise experimental e numérica para o eixo de transmissão foi de 3,98%. Esse estudo é importante para avaliação dos riscos associados à perda destes elementos durante o uso no veículo. ...
Abstract
This work consists of evaluating the influence of variation and removal of different elements (boot, greases in different viscosities and consistencies and glidecote coating) used in the assembly of a driveshaft, in the experimental modal analysis. Furthermore, it aims to correlate with the result obtained in the numerical modal analysis. The experiment is based on the determination of the component's natural frequency under mounting conditions similar to those of the vehicle. The natural frequ ...
This work consists of evaluating the influence of variation and removal of different elements (boot, greases in different viscosities and consistencies and glidecote coating) used in the assembly of a driveshaft, in the experimental modal analysis. Furthermore, it aims to correlate with the result obtained in the numerical modal analysis. The experiment is based on the determination of the component's natural frequency under mounting conditions similar to those of the vehicle. The natural frequency is determined with the LMS SCADAS XS equipment, used in conjunction with a hammer for forced excitation and an accelerometer for excitation acquisition. The results obtained for the greases in different viscosities and consistencies showed irrelevant variations when compared to the reference grease. The results obtained with the gradual removal of the assembly elements (boot, grease and glidecote) showed a significant variation, reaching a decrease of 35.85% in the natural frequency for the case of removal of all these elements, when compared to the original set. The comparison between the natural frequency found in the experimental and numerical analysis for the driveshaft was 3.98%. This study is important to assess the risks associated with the loss of these elements during use in the vehicle. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Coleções
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TCC Engenharias (5855)
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