Estudos contemporâneos sobre memória nas dissertações e teses dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho objetiva compreender os estudos sobre memória a partir das dissertações e teses dos programas brasileiros de Pós-graduação em Ciência da Informação no período de 1996 a 2020. Contextualiza e conceitua informação e memória, traçando um breve resumo da construção teórico-conceitual e historiográfica da Ciência da Informação e as relações interdisciplinares que moldam e consolidam o campo como área de conhecimento integrada às Ciências Sociais Aplicadas e, com enfoque na perspectiva ...
Este trabalho objetiva compreender os estudos sobre memória a partir das dissertações e teses dos programas brasileiros de Pós-graduação em Ciência da Informação no período de 1996 a 2020. Contextualiza e conceitua informação e memória, traçando um breve resumo da construção teórico-conceitual e historiográfica da Ciência da Informação e as relações interdisciplinares que moldam e consolidam o campo como área de conhecimento integrada às Ciências Sociais Aplicadas e, com enfoque na perspectiva social, a relação da informação com a memória como um dos pontos de inserção cultural da área. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo exploratória e bibliográfica no Catálogo de Teses e Dissertações Capes, com uso do método de análise de conteúdo nos procedimentos de análise dos estudos. Como resultados, identifica os programas brasileiros de pósgraduação credenciados e reconhecidos pela Capes na área básica da Ciência da Informação; mapeia as dissertações e teses que abordam memória na pós-graduação em Ciência da Informação; analisa as temáticas nos estudos sobre memória; e aponta as tendências de pesquisas sobre memória nos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil. Conclui-se que a memória tem papel fundamental nos processos de transformação social e cultural da sociedade e, na atual estrutura que engendra o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, esses enredamentos alteram significativamente as formas em que se (re)produzem, circulam e conservam memórias. Além de que, nessas inter-relações que aproximam a memória com a informação, em um campo interdisciplinar, desenvolvem-se, aprimoram-se, ressignificam-se os conceitos face aos desafios de acompanhar as transformações sociais, culturais e tecnológicas do mundo contemporâneo. ...
Abstract
This work aims to understand studies on memory based on dissertations and theses of Brazilian graduate programs in Information Science, from 1996 to 2020. It contextualizes and conceptualizes information and memory, outlining a brief theoretical-conceptual and historiographic construction of Information Science and the interdisciplinary relationships that configure and consolidate the field as an area of knowledge integrated with Applied Social Sciences and, with a focus on the social perspecti ...
This work aims to understand studies on memory based on dissertations and theses of Brazilian graduate programs in Information Science, from 1996 to 2020. It contextualizes and conceptualizes information and memory, outlining a brief theoretical-conceptual and historiographic construction of Information Science and the interdisciplinary relationships that configure and consolidate the field as an area of knowledge integrated with Applied Social Sciences and, with a focus on the social perspective, the relationship between information and memory as one of the cultural insertion points of the area. In regard to methodology, it is a qualitative approach, exploratory and bibliographic research in the “Catálogo de Teses e Dissertações Capes”, using the method of content analysis in the analysis procedures of the studies. As results, the research identifies Brazilian graduate programs accredited and recognized by Capes in the basic area of Information Science; maps dissertations and theses that involve memory in postgraduate courses in Information Science; analyzes themes in studies on memory; and points out trends in studies that address memory in Post-Graduate Programs in Information Science in Brazil. In conclusion, memory plays a fundamental role in the processes of social and cultural transformation of Society and, in the current structure that engenders the use of digital information and communication technologies, these entanglements significantly alter the ways in which they (re)produce, circulate and conserve memories. Furthermore, these interrelationships bring memory and information together in an interdisciplinary field. Concepts are developed, improved and resignified in the face of the challenges of social, cultural and technological transformations in contemporary world. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)
Este item está licenciado na Creative Commons License