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Labirinto Laban
dc.contributor.author | Sastre, Cibele | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-26T04:48:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-275X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/250349 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo propõe uma relação entre arte e vida, articulando eventos da vida privada de Rudolf Laban com a criação de seus referenciais para os estudos da Arte do Movimento, hoje disseminados em dife-rentes vertentes e centros de estudo. Reúne alguns aspectos de sua biografia a partir de dois principais referenciais internacionais – Valerie Preston-Dunlop (UK) e Karen Bradley (USA) – duas autoras respecti-vamente ligadas a centros de formação do legado la-baniano – O Trinity Laban e o LIMS: Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies –, que trazem intensa pesquisa sobre a vida e a obra de Rudolf Laban. A partir da compilação de informações menos visita-das pelos textos acadêmicos biográficos, é possível acessar rastros de movimentos labirínticos multidi-mensionais relacionais e as propulsões em que La-ban flui, visando dar acesso a obras não traduzidas para o português. Entre a partilha contingente, e suas (des)continuidades, vemos um constante retor-no a si mesmo em outros corpos, espaços e tempos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article proposes a relationship between art and life by articulating events from Laban’s private life with the creation of his references for studies in the Art of Movement, which today circulate through differ-ent areas and study centers. It brings together some aspects of Laban’s biography by two international references – Valerie Preston-Dunlop (UK) and Karen Bradley (USA) – two authors respectively connected to training centers of the Laban legacy – Trinity Laban (UK) and LIMS: Laban/Bartenieff Institute of Move-ment Studies (USA) – that perform intense research on the life and work of Rudolf Laban. Based on the compilation of information less frequented by aca-demic biographical texts, it is possible to access trac-es of relational multidimensional labyrinthine move-ments and the propulsions in which Laban flows, in order to give access to works which have not been translated into Portuguese. Between the contingent sharing, and its (dis)continuities, we see a constant return to itself in others bodies, spaces and times. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cena. N. 32 (maio/ago. 2020), p. 1-4 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Rudolf Laban | en |
dc.subject | Laban, Rudolf von, 1879-1958 | pt_BR |
dc.subject | Movimento | pt_BR |
dc.subject | Art of movement | en |
dc.subject | Art-Life | en |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.title | Labirinto Laban | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001146474 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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