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dc.contributor.advisorWinter, Leonardo Loureiropt_BR
dc.contributor.authorArbeláez Hernández, Gina Arantxapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-25T04:54:07Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250252pt_BR
dc.description.abstractO ensino-aprendizado de flauta transversal no nível superior engloba uma ampla gama de conhecimentos práticos e conceituais. Os docentes costumam utilizar diversos tipos de estratégias de ensino para conseguir comunicar efetivamente estes conhecimentos aos estudantes. Entre essas estratégias, encontram-se as metáforas verbais e não verbais, tanto em suas formas mais explícitas da linguagem figurada, quanto de maneiras menos evidentes ou naturalizadas na linguagem, como forma estruturante e subjacente no discurso docente. O presente trabalho tem como objetivo geral o estudo das metáforas utilizadas como estratégias de ensino por docentes de flauta com alunos de graduação. Entre os objetivos específicos, foram pesquisados os usos, funções, particularidades e recorrências nas metáforas analisadas. Como fundamentação teórica, utilizou-se a vertente pedagógica com as estratégias de ensino no nível superior de música; a vertente da cognição corporificada/enativa com as reflexões sobre a experiência corpórea na construção do pensamento; e as metáforas desde as óticas do sensório-motor (Linguística Cognitiva e cognição corporificada), do músico-estrutural (como os músicos pensam e falam sobre música) e do contexto educacional (como as metáforas fazem parte do discurso docente). A abordagem metodológica qualitativa compreendeu dois estudos de caso, sendo duas díades de docente-estudante de flauta de graduação em uma instituição de educação superior brasileira. Para cada caso, realizou-se registro audiovisual de uma aula, assim como entrevista semiestruturada a cada participante. Como resultado, evidenciou-se o uso constante de metáforas durante as aulas analisadas, tanto em formas explicitas quanto implícitas no discurso. Isso indicou que a metáfora, como estratégia de ensino, teve seu uso mediado pelas temáticas e necessidades trabalhadas na aula. Dentre as particularidades de cada caso, aspectos técnicos da flauta e aspectos filosóficos da prática instrumental foram transversais em ambas as aulas. Com isso, pode ser notado o potencial cognitivo e comunicativo das metáforas, trazendo reflexões como a importância do seu reconhecimento como dispositivo estruturante da cognição, da linguagem e da ação; a corporeidade como fundamento dos nossos processos de conceituação; e o potencial comunicativo dos discursos subjacentes nas falas e gestos no marco das estratégias de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThe process of teaching and learning transverse flute at higher level education encompasses a wide range of practical and conceptual knowledge. Professors often use different types of teaching strategies to effectively communicate this knowledge to students. Among these strategies, there are verbal and non-verbal metaphors, both in their more explicit forms of figurative language and also in less evident or naturalized linguistic ways, as a structuring and underlying form within the teaching discourse. This thesis has, as its general objective, the study of metaphors used as teaching strategies by flute professors with undergraduate students. Among the specific objectives, this thesis analyzes the uses, functions, particularities, and recurrences in the examined metaphors. For the theoretical background, the pedagogical aspect was used with teaching strategies at the higher level of music; the aspect of embodied/enactive cognition with reflections of bodily experience while shaping thought; and metaphors perspectives since sensorimotor lenses (Cognitive Linguistics and embodied cognition), musical structures (how musicians think and talk about music), and the educational context (how metaphors are part of the teaching discourse). For methodology, this thesis is based on a qualitative approach, which comprised two case studies: two dyads of flute professor-undergraduate student in a Brazilian institution of higher education. For each case, an audiovisual recording of a class was carried out, as well as a semi-structured interview with each participant. As a result, the constant use of metaphors was evidenced during the analyzed classes, both in explicit and implicit forms in the discourse. This indicated that metaphor, as a teaching strategy, was used mediated by the themes and needs addressed in the classes. Within the particularities of each case, technical aspects of the flute and philosophical aspects of the instrumental practice were transversal to both classes. The cognitive and communicative potential of metaphors can be noted, bringing reflections such as the importance of their recognition as a structuring device of cognition, language, and action; embodiment as the foundation of our conceptualization processes; and the communicative potential of the underlying discourses within the speeches and gestures within the framework of teaching strategies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMetaphorsen
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectTeaching strategiesen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFlauta transversalpt_BR
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFluteen
dc.subjectHigher level educationen
dc.titleMetáforas como estratégia de ensino em aulas de graduação em flauta transversal no Brasil : dois estudos de casopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001151904pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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